Tempo de leitura: 2 minutos
Ao fim do dia, você consegue cumprir todas as tarefas necessárias para aquele período? Fica algum serviço pendente? Ou então precisa trabalhar horas a mais do que o planejado para dar conta de tudo? Se você necessita de dicas para gerenciar sua carga de trabalho autônomo, este artigo é para você.
Comece no dia anterior
O dia de hoje começa no dia de ontem! Isso quer dizer que você precisa organizar a sua agenda antes de encerrar o expediente do dia anterior, para saber exatamente por onde começar no dia seguinte e não perder tempo.
Se você está com toda a sua carga de trabalho organizada por dias e horários para o cumprimento, já é meio caminho andado.
Tenha seu dia a dia totalmente detalhado
Como você pode fazer essa organização? Da forma que preferir, conforme as suas preferências, mas tenha seu dia totalmente detalhado. Você não pode perder minutos pensando no que pegar primeiro, porque ao fim do dia isso pode gerar uma perda de tempo grande!
Você pode trabalhar com agendas, cadernos, planners, post-its, ou então com ferramentas digitais, como One Note, Todoist, Trello, etc. O que importa aqui não é a forma de organização, mas deixar tudo planejado e de fácil entendimento para você.
Elimine distrações
Com o que você mais perde tempo no seu dia a dia? É fundamental saber isso para evitar essas perdas de tempo, distrações que fazem com que você diminua a sua produtividade e chegue ao fim do dia sem cumprir o planejado.
Se você não sabe o que faz você perder tempo, preste atenção na sua rotina e analise o que tira a sua concentração do trabalho. E elimine ou postergue para o lazer e descanso.
Elabore o seu ambiente de trabalho ideal
Onde é o seu ambiente de trabalho? Em que local você mais fica quanto precisa trabalhar? Se você respondeu “qualquer lugar” ou então “cama ou sofá”, provavelmente é por isso que você não está conseguindo gerenciar a sua carga de trabalho autônomo.
Você precisa estabelecer o seu local de trabalho fixo, para você saber que ali você é o profissional (e as pessoas que moram na sua casa também, se você atua em home office). Quando estiver lá, você está trabalhando, não pode ser interrompido e deve ter tudo à mão.
Isso quer dizer que você precisa ter em fácil acesso todos os equipamentos para o trabalho diário, sem que precise se levantar para buscar ou utilizar algo. É como se você estivesse em um escritório tradicional, mas com todas as comodidades e vantagens do freelancer.
Ah, e não se esqueça do mobiliário confortável, porque isso interfere na sua saúde e produtividade. Tenha mesa e cadeira adequados para o seu serviço e decore o ambiente de acordo com as suas preferências, para que o seu espaço de trabalho reflita a sua personalidade e seja um local ideal para passar várias horas do dia.
O segredo é: planejamento e organização!
Organize-se, planeje o seu dia de trabalho, concentre-se e elimine as distrações. Assim, você vai conseguir!