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Nós já falamos diversas vezes por aqui que o networking é muito importante para o freelancer. Porém, melhor do que ter um contato é ter um cliente, não é mesmo? Para saber como realizar essa transformação, leia o artigo abaixo.
Mantenha-se disponível
Quando alguém faz um contato com você, a dica é responder o mais rápido possível, pelo mesmo canal. Isto é, se a pessoa enviou uma mensagem, não ligue, e vice-versa. Se ela mandou um e-mail, é porque essa é a forma de contato preferida, então respeite!
Um dos grandes segredos para transformar contatos em clientes é este: manter-se disponível. Assim, a pessoa saberá que pode contar com você sempre que precisar, que você não vai deixá-la na mão, então ela tem grandes chances de fechar um job com você.
E mais: esteja conectado ao máximo de canais possível, e sempre os informe a seus clientes. Aqui vale telefone, e-mail, redes sociais, aplicativo de mensagens instantâneas, etc.
Trabalhe com transparência e honestidade
Quais são os seus valores no trabalho? Você pode ter vários, mas dois deles precisam estar presentes: transparência e honestidade. Se você agir assim com um contato, ele vai ter uma boa impressão de você, então as chances de se tornar um cliente aumentam.
É fundamental ser sincero e transparente em todas as comunicações. Se for preciso falar sobre pontos negativos, não hesite. Você precisará encontrar uma maneira para abordar os empecilhos, mas é imprescindível falar a verdade. E se for preciso, diga não!
Tenha bons argumentos
As pessoas, em negociações, tentam barganhar ao máximo, se esforçam para tirar a maior vantagem possível. Para convencê-las a ser suas clientes, não fique sem argumentos.
Esteja preparado para objeções, para mostrar que você é o melhor profissional dentre as possibilidades, que o seu preço é o adequado diante das suas qualificações. Se ele falar um, diga dois: replique sempre que necessário, utilizando educação e cordialidade.
Aposte na resolução de problemas
Nossa última dica é: aposte na resolução de problemas. Mostre ao contato, em todas as suas comunicações com ele, que você é capaz de atendê-lo no que ele deseja, que você possui qualificações para realizar o melhor trabalho.
Isso pode estar presente também nos seus argumentos, pois você tem provas que mostram a sua trajetória: cursos, especializações, portfólio, depoimentos de clientes, etc.
E aqui nós citamos novamente a transparência e a honestidade. Se você não for capaz de resolver o problema do contato, mas conhece alguém que seja, faça a indicação. Você o atendeu, todos ficaram satisfeitos e ele vai se lembrar disso. Na próxima, pode ser a sua vez de ter o job.
Quando você se dedica a transformar contatos em clientes, o processo pode não ser fácil. Talvez demore, talvez os resultados não sejam os que você esperava, mas eles virão. Isso porque houve dedicação, esforço, busca pelo melhor, sempre com os valores que os clientes procuram.
Aja assim e você vai se dar bem. E não se esqueça: um contato sem contato não é contato! Afinal, ele não vai se tornar cliente, apenas símbolos em sua lista de conhecidos.