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Muitas vezes, seja de forma presencial ou on-line, é necessário conversar com o cliente em uma reunião, para alinhamento dos objetivos e das expectativas. Se esse é um problema para você, confira as nossas dicas para se preparar para a primeira reunião com o cliente. É a seguir!
Conheça o cliente
Pode ser que a primeira reunião seja para você conhecer o cliente, e agora? Tudo bem, mas você precisa reunir algumas informações sobre ele, e pode fazer isso facilmente pelas redes sociais, por exemplo.
Sugerimos que você pesquise sobre o cliente no Instagram, Facebook e LinkedIn (ou a empresa dele), para ter um ponto de partida. Assim, você estará um pouco mais preparado para elaborar a sua apresentação, e também se sentirá mais seguro no momento da explanação.
Contudo, cuidado para não mostrar que você pesquisou demais e sabe tudo sobre o cliente. Isso pode gerar efeito contrário e causar uma má impressão de você. Pesquise com moderação!
Cuide da sua imagem
A sua imagem é fundamental para causar uma boa impressão na primeira reunião com o cliente. Portanto, mesmo que a reunião não seja presencial, mostre que você é uma pessoa cuidadosa com a sua aparência.
É imprescindível que você se vista profissionalmente para a ocasião, que esteja com as roupas impecáveis, as unhas limpas e os cabelos e a barba aparados. Isso mostra que você leva o cliente em consideração, que é sério e responsável com o seu trabalho.
Elabore a sua apresentação
Não adianta você ter um bom currículo e um vasto portfólio, se não souber vender o seu peixe para o cliente. É preciso saber elaborar uma boa apresentação, porque isso mostra a sua competência e autoridade no que faz.
Você precisa ser claro, objetivo e cativante! Recomendamos que prepare uma apresentação que mostre a sua experiência e o seu conhecimento, mas com criatividade e sabedoria. É importante saber o que, como e quando falar.
E mais: você deve planejar o tempo previsto de apresentação, pois ninguém tem tempo a perder. Para não errar nesse quesito, converse com o cliente e, juntos, estipulem um tempo para a sua abordagem, mais um período para esclarecimento de dúvidas. De preferência, faça uma pauta com os assuntos que serão discutidos.
Mostre os seus diferenciais
Há muitos freelancers disponíveis para a realização de um trabalho, por que você deve ser escolhido? Por que o cliente deve pagar mais para ter o seu serviço, sendo que outros freelas se dispuseram a fazer o mesmo job, com preço menor?
Não se esqueça de listar os seus diferenciais, apresentando os motivos por que você deve ser o escolhido. Aja com sabedoria novamente, apresentando ótimos argumentos a seu favor, sem difamar os colegas de profissão.
É fácil fazer uma reunião com clientes? Muitas pessoas tiram essa etapa de letra, mas a maioria fica em pânico ao precisar se reunir com eles, especialmente na primeira reunião. Mas agora você tem dicas especiais para preparar uma boa apresentação. Fechou?