Tempo de leitura: 4 minutos
O trabalho em home office possui diversas vantagens, como a flexibilização da jornada. Contudo, este benefício pode se tornar a principal desvantagem se o freelancer gosta de procrastinar. Se você é assim, veja o que pode fazer para pôr um fim nisso já!
Seja disciplinado e organizado
Segunda-feira é o dia internacional da preguiça, de pegar no tranco. Contudo, se você chegar em seu home office já sabendo o que fazer, tudo fica mais fácil. Sendo assim, seja disciplinado e organizado, sempre fazendo um planejamento no dia anterior.
Isso não quer dizer que você precisa trabalhar no domingo, pelo contrário. O final de semana foi feito para curtir e recarregar as energias, então deixe tudo prontinho já na sexta-feira. Ao chegar para trabalhar na segunda, é só seguir suas coordenadas.
Também recomendamos organizar seu espaço de trabalho no dia anterior de serviço, limpando a mesa, empilhando seus materiais e esvaziando a lixeira. A preguiça será maior se você se deparar com um ambiente desleixado.
Faça uma lista de tarefas e assinale o que foi feito
Se você é daqueles que não sabem por onde começar, a dica acima é extremamente importante. Afinal, quando não se sabe o que deve ser feito por primeiro, é costume não fazer nada ou adiar o início do expediente.
Conforme sugerimos, deixe tudo pronto no dia anterior, com lista de tarefas de acordo com a prioridade. Afinal, não é recomendável checar suas redes sociais, mesmo as do trabalho, se você está no último dia para entregar um projeto.
Você também pode começar pelo mais difícil ou chato, se não tiver nada urgente para aquele dia. E sempre assinale o que foi feito com o símbolo de visto () ou até mesmo riscando aquela tarefa. Ao perceber a produtividade, você irá querer trabalhar ainda mais, para encerrar aquele dia muito bem.
Troque de roupa para ir trabalhar
Trabalhar de casa exime o freelancer de ter que vestir roupa de sair, já que ele pode muito bem vestir pijama o dia todo. Contudo, para parar de procrastinar e realmente ativar o modo trabalho, recomendamos que você se troque.
Claro que você não precisa vestir roupas de trabalho, mas é importante tirar o pijama, para separar o pessoal do profissional. Aquela roupa confortável, de ficar em casa, já serve. Ao encerrar o expediente, o pijama pode voltar à cena.
Invista no seu local de trabalho
Juntamente à troca de roupa para trabalhar, recomendamos que seu local de trabalho seja separado do local de entretenimento ou descanso. Ou seja, é importante que você saiba que agora está trabalhando, mesmo que não saiu de casa.
Sendo assim, recomendamos que você tenha um local de trabalho fixo, onde todos os seus equipamentos para atuação estejam organizados e de fácil acesso. Trabalhar na cama ou no sofá da sala, portanto, não é indicado.
Você não precisa separar um cômodo inteiro da casa, se não puder, para instalação do seu home office. Metade do cômodo já pode ser suficiente, até mesmo abranger o espaço de uma parede do quarto, mas é fundamental estabelecer aquele como o seu local de trabalho. Ao se instalar ali, você é o profissional.
Utilize a técnica Pomodoro
Só de pensar em trabalhar um dia inteiro, mesmo que de casa, já te cansa, dando vontade de adiar as tarefas profissionais? E se você pensar em trabalhar por 25 minutos, o desejo de procrastinar não se torna menor? Certamente!
A técnica Pomodoro é aliada da produtividade, e inimiga da procrastinação. Por ela, você trabalha 25 minutos sem distrações, e faz uma pausa de cinco minutos. A cada quatro pausas, que completam uma hora, você pode fazer uma pausa maior, de meia hora.
Assim, a cada 25 minutos você pode preparar um lanche, tomar um café, ir ao banheiro, etc. E ao final de uma hora você pode comer o que preparou, checar redes sociais, responder e-mails pessoais, enfim, fazer o que quiser, e que geralmente te fazia procrastinar. Pode dar certo.
Recompense-se pelo trabalho
Receber uma recompensa por um bom trabalho é bastante satisfatório, não é mesmo? E alivia a sensação de procrastinação, pode acreditar. Sendo assim, nos minutos antes de iniciar suas atividades profissionais, planeje uma recompensa.
Por exemplo: ao concluir este projeto, vou fazer uma caminhada no parque. No final do dia, depois de realizar estas cinco tarefas que estabeleci para hoje, vou tomar um café na cafeteria da esquina, ao cinema, jantar fora, beber um drinque no happy hour, etc.
As recompensas servem como incentivo para concluir tarefas, e não precisam estar atreladas a gasto financeiro, mas devem, necessariamente, estar ligadas ao prazer, à sensação de bem-estar.
Pare de procrastinar para ter sucesso
Quando você para de procrastinar e investe esse tempo na realização do seu trabalho, os esforços para a obtenção do sucesso têm retorno. Comece agora mesmo a organizar-se para ter um dia produtivo!