Tempo de leitura: 4 minutos
O tempo pode ser o grande inimigo do freelancer. Afinal, como supostamente você tem tempo de sobra para realizar suas atividades, pode atrasar seus compromissos profissionais. Confira dicas para otimizar seu tempo e conseguir realizar tudo o que precisa, a seguir.
Defina o seu local de trabalho
Onde você costuma trabalhar, se atua na residência? Possui um home office definido ou a cada dia escolhe um cômodo para atuação?
O local de trabalho interfere na produtividade, afinal, precisa ser silencioso e oferecer todos os materiais necessários à realização do seu serviço com qualidade. Se você utiliza o notebook na mesa da cozinha, em frente à teve, com pessoas circulando o tempo todo, certamente perderá tempo de trabalho.
Portanto, para ganhar tempo e dinheiro, defina agora mesmo o seu local de trabalho, onde você poderá se instalar com tranquilidade e concentração.
Tenha uma rotina de trabalho
A que horas você dorme diariamente? E acorda? O que faz depois disso? São perguntas essenciais para a otimização do tempo, já que também interferem na produtividade. A rotina é fundamental!
Muitos freelancers optaram por essa modalidade de serviço porque costuma ser mais flexível, e nós aqui falando de rotina! Porém, não precisa ser algo como um trabalho tradicional, apesar de necessitar de organização e planejamento.
Sendo assim, recomendamos que você tenha horários flexíveis para dormir e acordar, iniciar e terminar o expediente, fazer pausas e refeições. Agendas, planners e aplicativos para organização podem ser utilizados, assim você sabe o que fazer em cada horário e não perde tempo do dia a dia.
Estabeleça as suas prioridades diárias
Ao organizar-se da forma como preferir, estabeleça as prioridades daquele dia. Ou seja, coloque primeiro o que precisa ser feito com urgência, e vá riscando assim que for concluído.
De nada adianta você ter uma ferramenta de organização se deixar tarefas pendentes porque não cumpriu a ordem de prioridades. O que precisa ser feito naquele dia, sem falta? Isso vai no topo da lista!
Concentre-se em uma tarefa por vez
Mulheres têm o dom (a maioria delas, pelo menos), de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Entretanto, para ambos os gêneros, recomendamos concentrar-se em uma tarefa por vez, para otimizar o tempo e organizar-se melhor.
Nada impede você de trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo. Contudo, estipule metas diárias, passando para outro serviço assim que aquela porcentagem ou conclusão for atingida. E antes disso, total concentração naquela atividade, ok?
Defina e cumpra metas de trabalho
Todos os seres humanos são motivados por algo. Portanto, para estimular-se constantemente e atingir seus objetivos diários, otimizando o tempo e a produtividade, defina e esforce-se para cumprir metas de trabalho.
Por exemplo, aumentar em 30% a receita deste mês, em comparação com o mês anterior. Trabalhar em cinco projetos a mais neste mês, comparado com o mês que passou, etc.
Ao cumprir, recompense-se. Não precisa ser algo grandioso, senão pode até comprometer a superação na renda, mas essas satisfações são importantes para motivar o atingimento de próximas metas. Se você tiver um desafio em mente, não procrastinará.
Evite distrações ao celular, e-mail e outras tecnologias
Freelancers comumente utilizam celular, e-mail e outras tecnologias para seu dia a dia profissional. São ferramentas essenciais de trabalho, mas que podem se tornar armas para perder tempo e dinheiro. O que fazer?
A resposta é simples, e você provavelmente já sabe: use com moderação. E de preferência, evite utilização enquanto estiver trabalhando em um projeto. Ao atingir a meta, faça o que for preciso no celular ou e-mail, e volte em seguida ao foco.
Você pode, inclusive, delegar um tempo em sua agenda para essa tarefa. Assim, cumprirá mais um ponto em seu planejamento, e certamente não perderá o cliente porque não respondeu imediatamente.
Faça pausas e descansos adequadamente
Quando se fala em otimizar o tempo, as pessoas pensam em trabalhar o máximo possível. Sendo assim, pode parecer contraditório recomendar pausas e descansos adequadamente. Já explicaremos!
Fazer pausas a cada hora, por exemplo, fará com que você trabalhe melhor em seguida, já que alongou os membros, alimentou-se, descansou a mente. Aqui também entra a dica do repouso por mais de oito horas noturnas, até mesmo uma cochilada no horário de almoço, por meia hora.
Quando trabalhamos por muitas horas sem o descanso adequado, corremos o risco de entregar um serviço com qualidade inferior ao que poderia ser realizado com máxima produtividade.
Ao nos esforçarmos para concluir com antecedência ou entregar um projeto sem atraso, podemos pecar pela exaustão do corpo. E o preço pode ser caro, tanto pela saúde quanto pelo profissional.
Faça balanços com regularidade
Para finalizar, recomendamos que de tempos em tempos você faça um balanço de suas atividades. Autoanalise-se e também se baseie no retorno de clientes, para saber o que pode ser melhorado ou aprimorado em seu trabalho.
São dicas básicas, mas que poderão fazer toda a diferença para a otimização do seu trabalho como freelancer.