Tempo de leitura: 3 minutos
Nem sempre é fácil conseguir um trabalho. Porém, você conseguiu, colocou seu esforço e dedicação nele e, quando chegou o momento de receber pelo serviço prestado, descobriu que caiu em um golpe. Para evitar situações como essa, leia nossas dicas.
Cadastre-se em plataformas seguras
Existem plataformas específicas para o trabalho freelancer, que são seguras para o contratante e o contratado. O 99Freelas é uma delas, claro!
Assim, você somente começará a execução do trabalho após a nossa aprovação. Isto é, o cliente pagará para a plataforma, que garantirá o pagamento após a sua entrega. Assim, você ficará seguro de receber pelo serviço prestado, além de outras vantagens oferecidas.
Peça adiantamento ao cliente
Se você preferir captar clientes por conta própria, o recebimento é mais arriscado, obviamente. Para não cair em fraudes nessa situação, peça um adiantamento ao cliente (por exemplo, 50% do valor total). Assim, caso haja algum problema no pagamento ao final, você não perderá todo o investimento.
Se o cliente se recusar a fazer esse pagamento, pode ser indicativo de que ele não pagará o valor na entrega do trabalho. Você pode arriscar ou então não realizar o trabalho, fica ao seu critério.
Faça testes remunerados
Por vezes, de forma independente ou por intermédio de plataformas, pode acontecer do cliente pedir um teste do seu trabalho. Isto é, um texto feito conforme suas recomendações, específico para ele conhecer o seu serviço, não por análise de uma amostra ou um portfólio.
É algo comum, entretanto, a pessoa pode alegar que não ficou satisfeita com o seu trabalho e mesmo assim utilizá-lo, e você não recebeu pela prestação do serviço. E agora?
De preferência, faça testes remunerados. E não realize um trabalho extenso, já que provavelmente o valor do teste será mais baixo, praticamente simbólico. É apenas uma amostra do que você pode fazer, e não um serviço completo.
Mais uma vez, recomendamos analisar o risco se o cliente se recusar a pagar pelo teste. Porém, se ele não quiser pagar, é sinal de que não valoriza o freelancer, seu tempo e seu serviço.
Acerte a opção de pagamento com antecedência
Seja muito claro quanto ao pagamento de seu serviço. Faça tudo isso com antecedência, em combinação com o cliente, de acordo com ambas as partes.
Por exemplo: será pago em depósito bancário, cartão de crédito, boleto? Em quanto tempo após a aprovação do trabalho? Possíveis ajustes serão pagos a parte ou já estão inclusos no valor? Se possível, faça um acordo por escrito com o cliente, informando todas as combinações no termo. E peça assinatura e devolução.
Plataformas são mais seguras e confiáveis
É preciso tomar muito cuidado ao prestar serviços, seja de modo freelancer ou não. Afinal, existem pessoas de má-fé, que podem solicitar o seu trabalho e não realizar o pagamento por ele.
Se você seguir as dicas mencionadas, poderá ter mais segurança e confiança ao trabalhar diariamente, principalmente se for por uma plataforma. Isso porque por elas o pagamento é garantido e feito em sua conta bancária, tudo de forma transparente e conforme as regras do site. Vale a pena associar-se!