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Quando você navega na internet, seja para fins pessoais ou profissionais, se sente seguro com o compartilhamento de seus dados? E com os de seus clientes? A questão é muito séria, por isso nós forneceremos dicas sobre como proteger essas informações. Confira a seguir.
O compartilhamento de informações pessoais e dos clientes
Freelancers costumam navegar por várias horas diárias, seja para fins pessoais ou profissionais. Sendo assim, a segurança de dados, tanto seus quanto dos clientes, é fator essencial em seu dia a dia.
Porém, alguns freelas não possuem essa preocupação, outros têm apenas os cuidados comuns, já que não são especialistas no assunto. Pagar para isso geralmente está fora de cogitação, pois acham que é possível apenas a grandes empresas, e não a trabalhadores por conta própria.
Contudo, não viemos aqui para alarmar você, nem para desestimular a sua rotina como profissional freelancer. Nosso intuito é chamar a atenção para as ameaças cibernéticas existentes e fornecer dicas simples e práticas para proteger os seus dados e os de seus clientes. Preparado? Vamos lá!
Mantenha o software atualizado
Pode parecer simples demais essa dica, mas ainda é extremamente comum nos depararmos com freelancers que utilizam um software desatualizado em seus computadores e notebooks.
A dica é fundamental porque as atualizações vêm com medidas de segurança, e os hackers têm conhecimento sobre os pontos fracos de softwares desatualizados. Portanto, atualizações constantes, incluindo no sistema operacional, garantem segurança.
Reforce as suas senhas
Outra dica que pode parecer simples, mas que nos deparamos diariamente: senhas fracas, como 1234, nome ou data de nascimento.
O ideal é que a senha possua um padrão contendo um caractere especial, letras maiúsculas, letras minúsculas e números. O ideal é que tenha doze caracteres ou mais, como: @blogdo99Freelas.
E de preferência altere sua senha a cada noventa dias, no máximo, sempre seguindo o padrão especificado e fugindo do óbvio.
Use criptografia
Se você acha que a criptografia é algo difícil, restrito a profissionais de tecnologia da informação, enganou-se. Você pode lançar mão da estratégia para proteger as suas informações e as dos seus clientes, de forma rápida, simples e gratuita.
A criptografia é uma forma de tornar ilegível uma informação que não interessa a outras pessoas. Ela é bastante interessante para o envio de dados por e-mail, por exemplo, evitando riscos de a informação cair em outras mãos que não as suas e as do cliente.
E como dissemos, hoje ela está bastante acessível, até mesmo a freelancers como você. Gratuitamente, é possível criptografar conteúdos por aplicativos como AxCrypt, VeraCrypt e NordLocker.
Parceria também em segurança
Você pode não ter condições de investir na proteção de dados de navegação na internet, mas seu cliente talvez possa, e inclusive até já invista. Sendo assim, faça também uma parceria em segurança com ele.
Afinal, se o seu cliente investe em criptografia, firewall e backup na sua empresa, ele também terá interesse em proteger os dados compartilhados com você. Se a segurança estiver em risco, todos perdem; com a proteção, todos ganham.
Esperamos ter ajudado você com esse assunto. Até a próxima!