Tempo de leitura: 3 minutos
Quando você fecha negócio com um cliente, recomenda-se estabelecer um contrato de prestação de serviços, mesmo que virtual. Você sabe fazer um? Gostaria de melhorar o seu? Confira nossas dicas a seguir.
Identifique as partes do contrato
Recomenda-se que você informe quem são as partes envolvidas no contrato, isto é, o contratante e o contratado, com nome completo e CPF ou CNPJ. Em caso de pessoa jurídica, também informe os endereços comerciais e os dados pessoais do representante.
Não se esqueça de verificar a capacidade jurídica do contratante, isto é, precisa ser alguém maior de 18 anos.
O objeto do contrato
Aqui você deve informar o que foi acordado, no caso, que tipo de serviço será prestado por você. Informe tudo em detalhes, sem letras pequenas ou entrelinhas, para que você não tenha problemas futuros, ok?
Diga também como vai funcionar a comunicação entre vocês, bem como os horários em que elas poderão acontecer, porque um freelancer precisa ter isso bem determinado. Você não vai querer que o cliente entre em contato nos finais de semana ou à noite, por exemplo.
As obrigações de cada parte
Ao estabelecer esse contrato, vocês certamente combinaram as obrigações de cada um. É nessa parte que elas deverão ser inseridas!
Você precisa colocar como prestará o trabalho, em que prazo será entregue e todas as particularidades do serviço. Para o contratado, respeitar o que foi estabelecido no acordo, inclusive sobre sua parte no pagamento.
Preço e condições de pagamento
Essa é uma das partes mais importantes do contrato, pois vai constar o produto (no caso, o serviço que será prestado), o prazo de entrega, o preço e a forma de pagamento. Se for feito parcelamento, informe em quantas vezes e também o valor de cada uma.
Coloque uma cláusula monetária para pagamento de juros e multa em caso de atraso, ok?
Prazo de duração
É importante também que você informe o prazo de duração do contrato. Pode ser um período determinado, no caso de contratação de apenas aquele serviço, ou de um job recorrente, com prazo maior ou até mesmo indeterminado.
Combine todas as partes previamente, enviando para o cliente apenas para conferência e assinatura, certo? Assim você poupa tempo de envio de vários e-mails, sendo que poderia ter enviado apenas um, o correto.
Trabalhe pela 99Freelas
Porém, se você trabalhar pela 99Freelas, não há necessidade de fazer um contrato com o cliente. Afinal, nós intermediamos toda a negociação entre vocês, e podemos resolver todos os problemas que surgirem durante a realização do job, desde o anúncio até seu pagamento.
Com a 99Freelas, você poupa tempo, pode começar a trabalhar o quanto antes, assim que informarmos que o pagamento está garantido, e terá a certeza de que os percalços não serão problema seu, caso eles surjam.
De quebra, você ainda ganha uma avaliação do cliente ao final do job, que poderá melhorar a sua reputação e o seu ranking perante outros freelancers. Assim, você terá mais chances de ser contratado!
Você só tem benefícios quando trabalha por nossa plataforma. Experimente!