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O orçamento é um passo extremamente importante em um job, pois é a partir dele que o cliente fecha ou não o serviço com você. Não é algo fácil de se fazer, porque se for alto demais, o cliente não fecha; se for baixo demais, você tem prejuízo. Como fazer um orçamento assertivo? Confira abaixo e faça algo que agrade a ambos.
Analise as necessidades e as características do cliente
Antes de começar a elaboração do seu orçamento, tenha em mente as necessidades e as características do cliente. Você obterá essas informações por meio de uma conversa com ele, para saber o que ele pretende com o job.
Dessa forma, você conhecerá suas motivações, expectativas e também o quanto está disposto a pagar pelo serviço. Quanto mais exigências, quanto mais completo for o projeto, mais alto poderá ser o preço do job. Afinal, será um trabalho que demandará mais de você.
Delineie o escopo do job
O próximo passo é delinear o escopo do job, isto é, estudar de que forma você poderá ajudar o cliente a ter o projeto como ele espera.
Que meios você utilizará para realizar o serviço? Quanto tempo você poderá dispor para o trabalho? Você precisará de pessoal a mais, de tempo extra, de equipamentos de que não dispõe? Tudo isso deverá ser levado em consideração para a definição do orçamento.
Defina o cronograma de trabalho
Após conhecer as necessidades e as expectativas do cliente e depois de saber o que você deverá fazer para cumprir com o esperado, é hora de definir o cronograma de trabalho, ou seja, como você irá realizar o serviço.
Dessa forma, você pode entregar o job parcial ou completo ao cliente, para alinhar as expectativas e, talvez, receber parte da remuneração, ou simplesmente para organizar-se melhor e não sofrer com atrasos e imprevistos. Sempre tenha em mente que um prazo menor demanda hora extra de trabalho e mais custo!
Estabeleça o preço e o prazo de entrega
Pelo cronograma de trabalho você já vai conseguir estabelecer o preço e o prazo de entrega, pois ele foi determinado com precisão no prazo anterior. Sempre coloque uma folga de um dia ou dois na sua previsão, ok? Porque, mesmo com planejamento, as coisas podem dar errado.
O preço deve ser em torno daquele que é cobrado pela concorrência, um pouco mais ou um pouco menos de acordo com as expectativas, o escopo e o cronograma de trabalho. Como citamos, quanto mais completo o job, mais alto será seu preço, e o cliente deve estar ciente disso. Mostre todos os motivos a ele!
Atenção ao preencher o orçamento
Agora que você já sabe quanto cobrar, pois fez uma análise completa do projeto, é hora de informar ao cliente o preço.
Faça isso com muita atenção, pois uma vírgula incorreta pode detonar o seu orçamento (e a sua reputação, pois isso mostra que você não estava atento quando preencheu a proposta). De preferência, coloque o valor também por extenso, ok?
Um orçamento assertivo é feito dessa forma, vamos começar a preencher um?