Tempo de leitura: 2 minutos
Novembro, quase fim do ano, época em que muitas pessoas estão planejando suas férias ou as tem planejadas. Porém, essa geralmente não é a realidade do freelancer, que, na maioria das vezes, não consegue tirar uns dias para descansar e relaxar. Se isso se aplica a você, confira dicas para mudar a situação!
Férias não é exclusividade de quem possui carteira assinada
Engana-se quem pensa que somente as pessoas que trabalham com carteira assinada podem tirar férias. Talvez você não possa se dar trinta dias, como acontece aos trabalhadores registrados, mas você pode, sim, tirar uns dias para aproveitar em família, sem nem chegar perto do computador.
Você não acredita? Acha que não pode ser verdade? Pois pode, e nós mostraremos a você como se programar para trazer essa realidade à sua rotina de freelancer. Acompanhe!
Como tirar férias sendo freelancer
Defina o período com antecedência, para que você possa executar todos os seus jobs sem comprometer o seu trabalho, nem prejudicar o seu descanso por trabalhar muitas horas a mais. Faça um pouco a mais por dia, todos os dias de serviço.
O ideal é que você se programe meses antes, para que possa tirar vinte ou trinta dias de descanso e relaxamento, além de se programar financeiramente, mas você pode fazer uma viagem mais curta e aproveitar uma ou duas semanas sem trabalhar. Não é perfeito, mas ajuda bastante!
Se preferir, você pode fazer isso duas vezes ao ano, somando um mês de férias (por exemplo: janeiro e julho).
Avise seus clientes sobre as suas pretensões. Essa dica é bastante válida se você possui clientes fixos, para quem presta trabalho continuamente. Combine com eles sobre o envio antecipado do trabalho e também a não comunicação pelo período de férias, sem prejudicar o seu relacionamento cliente – freelancer.
Pode ser que vocês cheguem a um acordo de você compensar as entregas depois das férias, mas o ideal é voltar já com tudo entregue, para realmente relaxar e curtir os dias sem pensar no acúmulo de job que está por vir.
Esteja preparado para perder clientes. É triste, mas pode acontecer. Nem sempre o cliente é compreensivo e entende a sua necessidade de tirar férias, mesmo que seja por uma semana. Ele talvez não aceite a sua entrega antecipada ou a falta de comunicação durante o período, então é hora de você ser firme e cortar esse vínculo. A saúde mental é essencial, não abra mão dela!
Se possível, tenha parceiros de trabalho, pessoas que atuam no mesmo segmento que o seu e em quem você confia. Assim, um pode cobrir o outro em eventualidades como essa, mas também em casos de doenças, imprevistos, etc. É uma dica ideal para quem não consegue adiantar trabalho, nem se programou com muita antecedência.
Como citamos, a programação das férias com bastante tempo também propicia o planejamento financeiro. Assim, você pode fazer aquela viagem dos sonhos, sem estourar o orçamento. Quanto mais antecedência, melhor! Para onde você vai neste ano?