Tempo de leitura: 5 minutos
Diariamente, diversas pessoas tomam a decisão de empreender, em se tornar donas do próprio tempo. Algumas se tornam freelancers em período integral ou parcial, e quase sempre trabalham em home office. Se você é iniciante na modalidade, ou se já atua, mas deseja conhecer dicas para aumentar sua produtividade trabalhando em casa, leia o que preparamos para você.
Se você segui-las, verá a diferença em sua rotina pessoal e profissional. Vamos lá?
Vantagens de trabalhar em home office
Se você já trabalha em casa, conhece os benefícios da modalidade: não precisa enfrentar trânsito para chegar ao trabalho, sai do escritório e já está em casa, possui horário flexível, pode tomar conta dos filhos e/ou do animal de estimação, possui menos despesas, entre outros.
Contudo, em casa há muitas distrações, que podem atrapalhar a sua rotina. Por exemplo: você pode dormir até mais tarde, tem tempo para pausas diversas, há pessoas chamando várias vezes, atrações como televisão, internet, e por aí vai.
Sendo assim, é fundamental ter disciplina para cumprir sua rotina diária. Afinal, é dela que você tirará o seu salário mensal ou a sua renda extra. Se você está aqui, é porque provavelmente tem problemas de produtividade ou quer entregar seus projetos com cada vez mais qualidade de rapidez, por isso, abaixo nós temos dicas que podem te ajudar e muito!
Dicas para aumentar a produtividade trabalhando em casa
1# Escolha um ambiente de trabalho
Ele será o seu escritório, e deve ser um local que tenha porta (para ser fechada quando necessário), que seja iluminado e arejado. Não precisa ser um espaço muito grande, mas deve ter tamanho suficiente para comportar com sucesso os seus itens de trabalho.
Portanto, você trabalhará numa mesa de escritório. Não recomendamos passar o dia na cama ou no sofá, porque você deve prezar a ergonomia, para sua saúde e bem-estar. E não se intimide em dizer aos seus familiares que você precisa de silêncio e privacidade, pois apesar de passar o dia ao computador, você está trabalhando.
2# Estabeleça uma rotina
Quem trabalha em casa pode se vangloriar de um benefício chamado horário flexível. Contudo, se não houver organização, sua produtividade despencará e você utilizará tempo de sua rotina pessoal para cumprir compromissos de trabalho.
Isso não quer dizer que você não pode passar uma tarde com as crianças, ou deixar um dia da semana livre para o lazer, para fazer maratonas de séries, por exemplo. Você pode, desde que isto não se torne uma rotina e que não atrapalhe sua profissão. O trabalho é a prioridade do seu dia!
Contudo, você pode trabalhar da maneira que achar melhor. Algumas pessoas preferem atuar em horários alternativos, por exemplo, quando as crianças estão na escola ou quando estão dormindo, ou ainda existem aqueles que produzem melhor de madrugada, mas tudo deve ser rotineiro para dar certo. Fazer o seu próprio horário de trabalho é uma grande vantagem de ser freelancer!
3# Estabeleça metas diárias
Para elaborar sua rotina, você pode estabelecer metas diárias. Ou seja, organizar-se, por escrito, de preferência, sobre tudo o que deve ser feito naquele dia, em sincronia com os compromissos da semana.
Por exemplo: digamos que você seja revisor de conteúdo. Estipule determinado número de laudas por dia, para revisão, e somente encerre seu trabalho quando cumprir a meta. Assim, você conseguirá realizar todo o trabalho.
Desse modo, a ausência de um chefe comandando tarefas é dispensada, mas você sabe exatamente o que fazer e não cai nas tão conhecidas tentações domésticas do freelancer.
4# Estabeleça prioridades
E se você tem várias tarefas e não sabe por onde começar, estabeleça as prioridades e inicie por elas. As prioridades sempre norteiam o profissional de home office, e ao realizá-las você se sente mais satisfeito e produz mais.
Sendo assim, é fundamental ter suas metas claras e também saber o nível de urgência de cada tarefa.
5# Faça uma atividade de cada vez
Você é daquelas pessoas que conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo? Este é um dom que a maioria das mulheres tem, mas que pode atrapalhar a sua concentração na atividade. Portanto, recomendamos fazer uma de cada vez, iniciando a próxima quando a anterior estiver finalizada.
O cérebro processa uma informação por vez. Deste modo, para produzir mais e não comprometer a qualidade do serviço, organize-se para trabalhar assim.
6# Saiba a hora de parar
Quando se trabalha em escritório de empresa, as pessoas geralmente têm seu expediente estabelecido, de acordo com o relógio ponto. Contudo, quem trabalha em casa corre o risco de trabalhar demais para cumprir prazos, e não vê a hora passar.
Portanto, freelancer, recomendamos que você não caia nessa, que saiba a hora de parar. É essencial destinar um tempo para a família e para o lazer, e, pelo menos, oito horas para descansar. Você não produzirá como precisa, se trabalhar por muitas horas sem pausa, e se não se alimentar direito.
Aproveite sua modalidade de trabalho flexível para cuidar de si, para preparar refeições saudáveis e aumentar sua qualidade de vida. Curta as vantagens de ser freelancer!