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Muito se fala em marketing na atualidade, principalmente o marketing digital. Mas, que tal falarmos sobre outro tipo de marketing, também fundamental? Conheça dicas matadoras de marketing pessoal e saia na frente.
Sim, a primeira impressão é a que fica
A frase pode ser antiga, mas nunca esteve tão atual. A primeira impressão, sim, é a que fica. Ela pode acontecer tão rápido como um piscar de olhos (segundo estudiosos, acontece no contato de três a trinta segundos), e fará toda a diferença no futuro.
Sendo assim, você deve caprichar para que a sua apresentação para o cliente seja a melhor possível, porque mesmo que você tente contornar a situação em outra oportunidade, sua marca já foi registrada.
Mostre-se autoridade no assunto
Entre tantos freelancers disponíveis e interessados no serviço, porque o cliente deve escolher você? Mostre-se autoridade no assunto, apresente portfólio adequado, demonstre que você domina o tema do serviço.
Você deve dedicar atenção especial no preenchimento da proposta, para passar credibilidade ao cliente e mostrar que ele não se arrependerá ao escolhê-lo. Dedique-se e se mostre responsável, digno daquela confiança.
Prove que você é valioso
Há freelancers que fazem exatamente o que lhes é solicitado. Está errado? Não! Mas você pode ir além? Certamente! E isto, com certeza, fará a diferença para o cliente. Mostre-se valioso!
Por exemplo, se o cliente pedir um texto de 600 a 800 palavras, não deixe de fazer um texto excelente com 830 palavras. Até 800 era suficiente, mas provavelmente você explicaria melhor o assunto caso se estendesse um pouco mais, ou se utilizasse um pouco mais de termos para concluir o assunto.
Mostre que para você o mais importante é apresentar um bom trabalho, mesmo que tenha que dedicar-se um pouco mais, que vá um pouco adiante.
Demonstre entusiasmo pelo serviço
Sem dúvida o cliente está animado para iniciar aquele projeto, que pode ser a realização de um sonho pessoal. Para conquistá-lo e ser escolhido, demonstre entusiasmo pelo anúncio ao respondê-lo.
Certamente você fez uma proposta porque precisa do trabalho, seja para ocupação do tempo como para promoção de renda, mas isto é o que todos procuram. Se você, além disso, se mostrar entusiasmado, realmente interessado em fazer parte do projeto, o cliente perceberá que você dará o seu melhor, e escolherá a sua proposta.
Seja receptivo, atencioso e bem-humorado
Ao elaborar sua proposta de serviço ao cliente em nossa plataforma, seja receptivo, atencioso e bem-humorado. O que estas características querem dizer?
Quando alguém é receptivo, demostra acolhimento e confiança em suas palavras. Não faz apenas o que lhe é solicitado e vai além, para agradar o cliente. Ser atencioso é uma das características mais fortes do marketing pessoal. Quando alguém se mostra assim, as chances de escolha são bem maiores. Saiba ouvir!
E o bom humor é a chave para não se estressar, para não se mostrar fechado diante da proposta oferecida. O cliente não verá seu rosto sério, amarrado, mas certamente perceberá a característica em suas palavras. Seja leve, bem-humorado, e conquiste o cliente. Tenha postura firme e alinhada aos propósitos dele, sem mostrar preguiça de atendê-lo.
Busque alternativas
O que você faz quando uma proposta te interessa, mas não é possível atendê-la da forma que o cliente deseja? Alguns freelancers desistem, mas chega lá quem busca alternativas para ser o vencedor da proposta.
Por exemplo: o cliente precisa do serviço entregue em dez dias, mas neste período você já assumiu outros compromissos. Apesar disso, é uma proposta altamente interessante, e você adoraria atendê-la. O que faz?
Algumas alternativas: trabalhar poucas horas a mais por dia, seja acordando mais cedo, dormindo mais tarde ou fazendo menos intervalo para almoço; trabalhar no final de semana, onde você geralmente descansa, por ser uma situação temporária; pedir auxílio a um freelancer de confiança, para dividirem a tarefa e os ganhos, etc. Quem quer, dá um jeito!
Cumpra os prazos estabelecidos
Contudo, jamais atrase prazos. Se você venceu uma proposta, não importa de que forma atenderá o cliente, mas atenda conforme combinado! Ele confiou que você entregaria o trabalho em determinado prazo, então não prejudique sua reputação e a rotina do cliente.
Se você realmente não conseguirá atendê-lo, mesmo buscando alternativas, não o atenda. É mais indicado a atrasar a entrega.
Seja visionário
O profissional que investe em marketing pessoal, sem dúvida, se destaca no mercado de trabalho, seja com carteira assinada ou em atuação freelancer. É uma maneira de se mostrar acima da concorrência, de passar alegria e confiança ao cliente.
Quem investe no marketing pessoal possui qualidades bastante procuradas por contratantes, principalmente quando se mostra com disposição para trabalhar, não apenas para ganhar dinheiro. Portanto, se você não tem essas características que mencionamos, é hora de mudar.
Não perca mais tempo, você conquistará muito mais trabalho e satisfação pessoal quando investir em você, no aprimoramento de suas qualidades. Os resultados serão surpreendentes!