Tempo de leitura: 4 minutos
Liberdade é a palavra-chave da rotina do freelancer. Ela pode tanto ser boa quanto ruim, porque o tempo disponível acaba sendo um vilão para quem não consegue se organizar e conciliar suas tarefas. Se você quer conhecer dicas importantes para organizar a sua rotina, não perca o que preparamos para você.
Estipule seu horário de expediente
Nós devemos ter horário para tudo: trabalho, lazer, tempo com a família, prática de exercícios físicos, dormir, se alimentar, etc. Sendo assim, estipule seu horário de expediente, no qual você prestará serviços como freelancer.
Ou seja, se você determinar o seu expediente das oito às onze e das treze às dezessete, de segunda a sexta-feira, este período de trabalho deverá ser respeitado. Nele você procurará projetos, os executará, dará atenção a e-mails e canais profissionais de redes sociais, fará ligações, enfim, trabalhará como se estivesse em um escritório tradicional.
É claro que a sua rotina é mais flexível, justamente por isto você escolheu ser freelancer, mas precisará cumprir ao máximo o seu expediente combinado, salvo imprevistos de emergência. Assim, garantirá a execução do trabalho conforme previsto.
Organize o seu espaço de trabalho
A maioria dos freelas atua em home office, sendo assim, deve ser um espaço na sua casa, onde você tem o seu escritório. Não precisa ser um cômodo específico, somente para esta atuação, já que os espaços podem ser setorizados, mas saiba exatamente onde você trabalha.
Isto é, utilize um espaço para seu escritório, alocando nele todos os seus equipamentos e acessórios para realização do serviço. Tenha tudo à mão, organizado e de fácil acesso, e de preferência tenha móveis específicos para o seu trabalho. Não é saudável trabalhar na cama ou no sofá. Organize o seu escritório em casa, não é por acaso que se chama home office.
Distancie-se das distrações
Ao ler que não recomendamos a execução do trabalho na cama ou no sofá, você pode se perguntar: então eu não posso reservar um espaço do quarto ou da sala para o meu expediente como freelancer?
É claro que pode, você deve trabalhar no espaço disponível da sua casa, mas ele deve ser propício à produtividade. Ou seja, se você necessita de concentração para executar projetos, não terá o mesmo rendimento se trabalhar na cama no sofá, assistindo tevê ou ouvindo música.
Recomendamos que você fique longe das distrações, sejam elas quais forem. Na hora de trabalhar, você deve se imaginar em um escritório tradicional, com um chefe mandão, para não perder o foco na produtividade.
Tenha bons equipamentos de trabalho
O freelancer precisa de, no mínimo, um computador (móvel ou não) e um bom plano de internet, aparelhos que não podem deixá-lo na mão no momento de executar e concluir projetos.
Se você não pode contratar um bom plano de internet, com serviço Wi-Fi, recomendamos atuar em espaço compartilhado (coworking, cafeterias, escolas, universidades, entre outros).
Alterne seus locais de trabalho
Pegando gancho no tópico acima, você já pensou em trabalhar em espaços compartilhados com outras pessoas? É uma alternativa para driblar os dias solitários, tão comuns ao freelancers.
Assim, também pode-se conseguir ideias valiosas para seus projetos, e você pode realizar pausas produtivas, com profissionais inteligentes. É algo a se pensar, para fazer de vez em quando.
Faça pausas regulares
Se você trabalha em um escritório tradicional, como um chefe mandão, dificilmente poderá fazer pausas regulares, a cada hora, por exemplo. Imaginar-se em um ambiente de trabalho assim é interessante para você trabalhar durante todo o seu expediente, porém não é saudável para seu corpo e mente, que necessita de pausas.
Sendo assim, recomendamos imaginar seu chefe mandão em um escritório tradicional, mas o esqueça a cada hora, quando você fizer pausas. As pausas podem ser feitas de acordo com critérios definidos por você, mas devem acontecer com regularidade, para alongar o corpo, fazer um lanche, beber água, espairecer a mente.
Concilie vida pessoal com profissional
Já que a liberdade é a palavra-chave do freelancer, por que não aproveitar seus horários flexíveis para melhorar sua qualidade de vida pessoal?
Agora você pode levar e buscar os filhos na escola, passear com o cachorro, dormir até um pouco mais tarde, alimentar-se melhor, fazer exercícios físicos, assistir a filmes, ler alguns livros, tomar um café com amigos, fazer um almoço prolongado com a família… são muitas as opções de lazer que a rotina mais livre do freelancer proporciona, agora cabe a você organizá-la.
Ou seja, se você pode ter uma rotina bem flexível, por estar organizado financeiramente, pode até mesmo trabalhar em meio período. Se não, pode atuar nos horários onde há mais silêncio em casa, deixando outros momentos para o lazer e compromissos.
As palavras-chave do freelancer, além de liberdade, devem ser organização e planejamento. Organize a sua rotina para ter saúde e bem-estar.