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O freelancer é um vendedor de si, do seu trabalho. Ele precisa ter algumas habilidades, que farão a diferença na hora de candidatar-se a novas propostas, podendo destacá-lo perante os outros candidatos. Se você não gosta de vender, mas entende a necessidade de fazer isso muito bem, conheça nossas dicas.
Dificuldades do vendedor
O freelancer pode encontrar diversas dificuldades em seu dia a dia, como:
- preço médio praticado pelos outros candidatos é muito baixo;
- pouca demanda de propostas anunciadas;
- baixo capital para investimento em plataformas ou estratégias de marketing digital.
As respostas podem ser contornadas com outras perguntas. Parece contraditório, mas você entenderá com os questionamentos que faremos a seguir. Comece fazendo a si mesmo as perguntas:
- Quem é o candidato ideal para aquele cliente, aquela proposta?
- Quando foi a última vez que abordei um cliente, sem que fosse a resposta de um anúncio?
- Tenho um portfólio ou outro material de divulgação do meu trabalho? Promovo a sua distribuição pela internet e/ou estabelecimentos presenciais, ou apenas aguardo propostas para me candidatar?
A palavra-chave do bom vendedor é a proatividade. Portanto, o sucesso pode estar atrelado a ela, a correr atrás do que você deseja. Todavia, pode haver um empecilho comum: o fato de não gostar de vender, de ser um vendedor.
É uma habilidade, sem dúvida, mas que pode ser desenvolvida por você em 2020. Veja como mudar a situação, a seguir.
Encontre a sua especialidade
No que você é bom? O que você faz que é realmente a sua habilidade? Muitas pessoas têm a resposta na ponta da língua e isso é ótimo, mas ela precisa ser única. Ou seja, recomendamos que você tenha uma especialidade, para se focar nela.
Você pode ser bom em fotografia, mas também em produção para conteúdo web. Se você definir apenas uma área de atuação freelancer, poderá se especializar cada vez mais nela, e os clientes estão dispostos a pagar mais para ter isso.
Nada impede que você trabalhe nas duas áreas, se são as suas paixões, mas recomendamos focar em uma para agregar mais ao cliente. Já diz o ditado: “quem abraça tudo, não aperta nada”.
Defina o seu cliente ideal
O seu campo de trabalho está definido, agora é o momento de pensar no cliente. Para quem você gostaria de trabalhar? Grandes companhias, pequenas e médias empresas, autônomos ou freelancers como você? Escolas, clínicas?
Assim, você conhecerá mais sobre o seu cliente ideal e poderá atendê-lo melhor, já que passará a estudá-lo, a entender o seu comportamento, a ter empatia.
Descubra onde seu cliente está
Que grandes companhias você poderá atender? Onde estão os microempreendedores individuais que poderão se interessar pelo seu trabalho, as escolas ou clínicas?
Alguns poderão preferir abordagem presencial, como os MEI, enquanto outros estão na internet, em redes sociais, sites ou plataformas de anúncios. É preciso descobrir a melhor abordagem para cada situação, assim você saberá conduzir a negociação desde o início.
Sendo assim, quando estudar o seu cliente ideal, procure descobrir sua forma preferida de contato.
Prepare seu material de divulgação
Você provavelmente já tem um portfólio ou outro material para divulgação do seu trabalho, para vendê-lo e a si mesmo aos clientes. É um produto excelente ou pode ser melhorado?
Revise o seu portfólio, analisando se está perfeito ou necessita de aprimoramento. Deve estar sempre atualizado e não necessariamente precisa ser feito por especialistas, demandando investimento de capital. A regra é a qualidade.
Capriche no marketing pessoal e profissional, deixando bem clara a sua experiência, formação, resultados alcançados, etc. Não é uma receita de bolo, vai de cada um expor o que acha importante para se apresentar como destaque.
Atenção às propostas
Quando for vender o seu trabalho, seja de forma presencial, online ou ambas, tenha muita atenção às propostas. O ideal é não dizer o valor de cara, sendo melhor enviar perguntas ou até mesmo marcar reuniões com o cliente para entender melhor o seu desejo.
Uma conversa pode fazer você conhecer bem as pretensões do cliente, assim você fornecerá um valor que realmente atenda suas necessidades e objetivos.
Você até mesmo pode agregar serviços ao pretendido pelo cliente, por exemplo, produzir conteúdo e fazer as fotografias dos artigos. Conheça o cliente, para depois informar o preço. Negocie, venda.
Encante o seu cliente
Ao fechar negócios, encante o seu cliente. Cumpra prazos e tudo o que foi combinado, dando o seu melhor. Se possível, vá além.
Um cliente satisfeito, além de fazer uma boa avaliação do seu trabalho, provavelmente o indicará a seus contatos e também fará novas solicitações de serviço. Assim, você não começará do zero com ele ou seus amigos, economizando tempo e dinheiro, e aumentando a sua reputação.
Venda-se para ter sucesso
Comece já a desenvolver as suas estratégias de venda. É a chave para o sucesso!