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Se você vive a intensa e emocionante “vida de freelancer”, sabe que nem todo dia é sol no paraíso dos projetos. Por isso, é bom saber que críticas dos clientes aparecem, e é bom saber como lidar com elas.
Não se preocupa, ninguém está imune às críticas. Elas podem e, acredite, vão aparecer em algum momento. É nessa hora que a cabeça tem que estar fria. As críticas podem até parecer uma tempestade. Mas, respire fundo, é possível lidar com elas com naturalidade e profissionalismo.
Além disso, estamos aqui para ajudar! Preparamos cinco dicas infalíveis para você lidar com as críticas como um verdadeiro mestre.
Vamos lá?
Dica 1 – Críticas são oportunidades
Saber tirar proveito de momentos que não parecem ser tão bons é um bom primeiro passo. Afinal, as críticas podem indicar falhas que você teve como profissional. Aproveite para melhorar!
Isso é, a partir de falhas, é possível tirar valiosas lições. Em vez de se abalar, pergunte a si mesmo: “O que posso aprender com isso?”. Lembre-se, até os freelancers mais habilidosos e experientes treinam constantemente para aprimorar suas habilidades.
Dica 2 – Respire fundo e não leve para o lado pessoal
Recebeu um comentário incômodo? Eu sei… é chato. Mas em vez de desembainhar a espada, respire fundo!
Não leve críticas para o lado pessoal. Lembre-se de que, na maioria das vezes, são as circunstâncias do projeto que estão sendo criticadas, não você. Manter a calma é o segredo para que as críticas não virem um monstro.
Dica 3 – Parceiros a seu favor
Escolher um projeto certo para as suas habilidades, com um contratante que esteja em sintonia com as suas características profissionais é uma boa ideia. Isso torna a possibilidade de críticas muito menor.
Por isso, ter um cardápio gigantesco, como o oferecido pela 99Freelas é fundamental. A partir dessa montanha de escolhas, é possível encontrar o projeto certo, com o cliente perfeito para que as críticas, quando vierem, sejam mais tranquilas para lidar.
Dica 4 – Agilidade e profissionalismo nas respostas
Pintou a crítica? Entenda o que aconteceu e parta para a solução. Simples assim.
Mostre-se disposto a entender as necessidades dos clientes e adapte-se conforme as demandas. Isso é a base de uma carreira freelancer bem-sucedida.
Em vez de criar um caso enorme, responda prontamente às críticas, mostrando profissionalismo e comprometimento. Isso não só acalmará o cliente, mas também demonstrará sua habilidade em lidar com situações adversas como um verdadeiro mestre freelancer.
Dica 5 – Relacionamentos duradouros, projetos mais tranquilos
Lembre-se de que cada projeto é uma jornada, não apenas uma batalha. Por isso, construir relacionamentos duradouros com seus clientes na 99Freelas é realmente uma boa ideia.
Com o tempo, você vai entender melhor como o cliente pensa e quais são as suas expectativas. Ao mesmo tempo, o cliente vai entender as suas habilidades e usá-las da melhor forma.
Com esse tipo de troca, as críticas, quando surgirem, tendem a ser mais amenas, e os resultados mais robustos. Todo mundo ganha!
A “vida de freelancer” pode ter seus desafios, mas com sabedoria, humor, agilidade e profissionalismo, além da plataforma certa, o crescimento profissional, e de ganhos, vai ser natural.