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Só porque você trabalha de casa não quer dizer que não precise de um escritório: é essencial ter à disposição um espaço confortável, organizado e separado das possíveis distrações que a casa oferece.
Siga as dicas abaixo e melhore o seu trabalho com um home office focado na produtividade:
Defina o que você vai precisar
Antes de sair escolhendo um local da casa e comprando coisas, faça uma lista do que você precisa. Itens como mesa, cadeira, telefone e outros são essenciais, claro, e toda relação começa por eles.
Mas, se você for um artista, por exemplo, talvez precise de um espaço a mais para as ilustrações – ou, se trabalhar com consultoria, espaço para gabinetes e reuniões com clientes. Então, planeje o escritório de acordo com o seu tipo de trabalho para evitar improvisações ou amontoamentos.
Escolha uma área adequada da casa
De preferência, opte por algum cômodo que possua uma porta para filtrar o barulho – principalmente se você divide a casa com outros membros da família. Talvez não seja tão grande quanto outras opções, mas a possibilidade de “se fechar” no trabalho, distante das distrações, compensa.
Mais uma vez, leve em consideração sua área de atuação: se precisar se reunir com clientes, talvez seja melhor procurar um espaço perto da porta de entrada, para manter a privacidade no resto do lar. E é sempre bom tentar ficar no local mais tranquilo da casa (ou seja, o mais afastado possível do movimento do dia a dia).
Invista no que é essencial para o trabalho
Pode parecer tentador adquirir diversos itens legais de decoração e construir um home office digno de Pinterest e Instagram. Mas lembre-se que é o espaço onde você vai passar trabalhando 50 horas por semana – ou seja, dê preferência às necessidades operacionais.
Comece investindo em uma cadeira confortável e uma mesa de acordo com o que você precisa de espaço. Uma conexão de internet boa também é fortemente recomendada (e falta de internet é uma situação complicada, como já falamos aqui no blog). Além disso, não economize no computador (principalmente se o seu trabalho exigir recursos gráficos) e nem nos periféricos, pois tudo que facilita o dia a dia vai facilitar sua produtividade.
Antes de ser bonito, o home office precisa ser funcional.
Cuide da iluminação
O ideal é encontrar um local que deixe entrar uma quantidade boa de luz natural, pois isso evita qualquer atmosfera claustrofóbica. Ainda assim, será necessário investir em lâmpadas, já que a iluminação caseira não é muito favorável a manter o foco no trabalho.
Procure utilizar lâmpadas que iluminem bem toda a área, garantindo um ambiente claro e agradável. Além disso, espalhe um abajur sempre que um local estiver escuro ou precise de uma luz focada (para leitura, ilustrações, pesquisa em documentos etc).
Mantenha uma linha telefônica só para os negócios
A tendência é, para reduzir custos, utilizar seu telefone residencial como o número de negócios. Mas pode confundir os clientes, seja com o recado da secretária eletrônica, seja com uma outra pessoa da casa atendendo uma ligação profissional.
Pode custar um pouco mais adicionar uma nova linha, mas isso vai consolidar a ideia de que você possui um negócio profissional e confiável. Fica mais fácil também organizar os custos do home office, separando as despesas do trabalho das despesas pessoais.
Otimize espaço
Muitas vezes fica difícil organizar todo o material, já que nenhum espaço da casa foi especificamente pensado para ser um home office. Mas dá para resolver planejando e otimizando.
Procure móveis que sejam multifuncionais. Por exemplo, uma mesa que possa também armazenar documentos, arquivos ou o que você precisar embaixo dela está liberando uma área em outra parte do cômodo. Bancadas fixas na parede e móveis retráteis também são ótimas opções para otimizar espaço.
Mas lembre-se: o importante é que você tenha conforto ao trabalhar e que todos os itens necessários estejam facilmente alcançáveis.
Afinal, o seu home office é a base de onde você está produzindo, prospectando, gerenciando, organizando e muito, muito mais. Tudo dentro do escritório precisa ajudar a sua produtividade, pois, se o freelancer é o modelo de negócios do século XXI, o escritório é o seu QG. Então invista no espaço sem medo porque mais tarde vai se traduzir em resultados.