Tempo de leitura: 4 minutos
Eu sei, a vida de freelancer é agitada e manter as contas em dia nem sempre é uma tarefa das mais prazerosas. No entanto, ela é mais do que necessária! Por isso, preparamos seis dicas para ter um 2024 mais equilibrado financeiramente.
Entre prazos apertados, clientes que vêm e que vão, tentações das mais diversas, dá sim para se organizar. Aliás, ter cada entrada e saída de recursos na ponta do lápis ajuda bastante no dia a dia. Ninguém curte trabalhar com “a corda no pescoço”, né?
Lembre-se: a vida de freelancer pode ser desafiadora, mas com organização, valorização do seu trabalho e a parceria certa, você pode transformar 2024 no ano em que suas finanças decolam.
Está pronto para começar uma nova fase?
Dica 1 – Departamento financeiro de qualidade
Trabalhar como freelancer, na maioria das vezes, é como estar em uma empresa de uma pessoa só. Você é o chefe, o funcionário, o departamento de marketing, o controle de qualidade, e, entre outras funções, também toma conta do financeiro.
Assim, é preciso entender os recursos financeiros que estão entrando e saindo, impostos a pagar, qual é o custo de cada projeto, as necessidades de compra de equipamento e mais. Além disso, o freela também tem a sua vida pessoal. Todos nós temos contas a pagar, boletos que estão vencendo e pagamentos que ainda não chegaram.
Uma boa planilha de controle financeiro ajuda muito na organização de todos os vencimentos. Com ela, o freela tem uma visão maior sobre a vida financeira. Reservar um tempinho todo dia para a organização dessa planilha é um bom primeiro passo.
2 – O que é CPF e o que é CNPJ?
Outra boa dica é separar quais são os recursos da empresa e quais são da vida pessoal. Isso ajuda, inclusive na hora de precificar os seus serviços.
Entenda cada detalhe dos jobs e quais são os gastos com energia, internet, divulgação, deslocamentos e materiais necessários. Isso são gastos da empresa. Quando o freelancer tem essa consciência, ele pode reservar um fluxo de caixa para os próximos meses e sacar o restante para a vida pessoal.
Nessa hora, abrir uma conta jurídica, separando os recursos profissionais dos pessoais, pode ser uma excelente ideia.
3 – Prepare-se para emergências
Com a planilha financeira e a separação dos recursos pessoais e empresariais, o freela tem um bom controle, mas lembre-se que imprevistos podem (e devem) aparecer. Um probleminha de saúde aqui, um notebook que queima ali, um bom cliente que desaparece acolá.
Tudo é possível.
Assim, reservar uma parte dos ganhos mensais para uma reserva de emergência é uma atitude inteligente. Se, e quando, uma emergência surgir, o freelancer vai estar bem coberto e poderá seguir a vida sem desesperos.
4 – Equilíbrio é a palavra da vez
Mais uma dica para o freela que já tem uma boa organização é estudar cada uma das entradas e saídas. Essa é uma dica dividida em dois momentos.
Primeiro, faça um estudo dos seus gastos. Em quais pontos é possível economizar? A sua operação e a sua vida pessoal podem ser mais baratas? Se puder, corte gastos. Ter uma sobra um pouquinho maior no fim do mês faz toda a diferença.
A segunda parte do equilíbrio é aumentar as receitas. Mesmo que você esteja feliz com os clientes já conquistados, que tal melhorar o seu perfil na 99Freelas, buscar novos e melhores contratos e, assim, elevar os ganhos mensais?
Em algum tempo, e com muita organização, você pode até mesmo contratar outros freelas para dar conta de uma demanda maior.
5 – Talento valorizado
Quanto vale o seu tempo e expertise? A resposta é: muito!
Não subestime o valor do seu trabalho. Na 99Freelas, por exemplo, você pode encontrar projetos que valorizam suas habilidades. É importante também buscar novas qualificações, por isso vale a pena estudar e diversificar a área de atuação.
6 – Não se esqueça de se divertir
Ninguém é uma máquina! Por isso, reservar uma parte dos vencimentos para se divertir é fundamental. Uma balada com amigos e amigas, um churrasco com familiares, um bom livro, filmes no cinema, etc. Cada um tem o seu próprio jeito de se divertir.
Também é legal guardar algum recurso para tirar férias. Organizando as finanças direitinho e negociando com os clientes, dá sim para reservar algumas semanas em 2024 para um descanso maior.
Acredite! Descansar e se divertir ajuda a manter a cabeça fresca e a produtividade lá em cima para fazer bonito nos negócios durante o ano.