Tempo de leitura: 3 minutos
Começar a vida de freelancer exige planejamento, disciplina, estrutura e, principalmente, clientes. Nunca é fácil deixar para trás a garantia de um salário no final do mês e apostar em uma empreitada própria, ainda mais em época de crise.
Mas também não é desculpa para não começar. Se você ainda não tem certeza de que consegue se sustentar apenas com o trabalho de freelancer, pode iniciar aos poucos, conciliando a vida das 9h às 18h com as outras atividades. Só exige um pouco mais de organização, e estas dicas vão ajudar você.
Não deixe um interferir no outro
O trabalho que você vai fazer como freelancer provavelmente é o mesmo (ou praticamente o mesmo) que você faz no seu trabalho tradicional. Assim, o primeiro passo é evitar que um atrapalhe o outro. Evite reciclar ideias e procure fazer pequenos intervalos para arejar a cabeça. Além disso, certifique-se de que não exista nenhum conflito ético entre os novos clientes e os clientes da empresa onde você trabalha.
Crie uma agenda de trabalho
Organize um horário de trabalho determinado para que você saiba que aquele momento é reservado para as atividades de freelancer. Assim, você cria uma rotina e se acostuma a ser produtivo – mas não esqueça de deixar espaço para atividades de lazer, descanso, exercícios, tempo com a família etc.
Acorde mais cedo (ou durma mais tarde)
Quando for organizar sua agenda, tenha em mente os horários das outras pessoas. Uma boa solução para não perder tempo com a família/amigos é se organizar para trabalhar no final da noite ou no início da manhã, quando o dia está começando/terminando. Assim, você não está ocupado nos horários de interação social.
Entenda que clientes são diferentes de chefes
À primeira vista, o cliente pode parecer uma espécie de chefe, pois é a ele que você vai se reportar, tirar dúvidas etc. Entretanto, é um relacionamento bem diferente: você não vai ser microgerenciado pelo cliente, nem tem obrigação de atender à solicitação dele ou trabalhar um número específico de horas. É muito mais uma relação de negócios do que de hierarquia. Por outro lado, lidar com o cliente exige um pouco mais de cuidado, pois um inconveniente pode atrapalhar oportunidades futuras. Ele talvez não esteja tão disponível e muitas vezes pode não ter a resposta que você procura na ponta da língua. Nesse caso, é preciso saber como direcionar o contato para ajudar no desenvolvimento do trabalho.
Use sua rede de contatos
Familiares, amigos, colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho, conhecidos: todos são clientes em potencial. Quando for começar seu trabalho, utilize essa rede de contatos para divulgar seus serviços, pois muitas vezes as pessoas precisam de determinado tipo de profissional mas, como você já possui um emprego estável, talvez não tenham pensado em entrar em contato.
Economize para se tornar um freelancer em tempo integral
Se a sua ideia é trabalhar como freelancer sem depender de outra fonte de renda, tenha em mente que o início pode ser um pouco turbulento. Faça um cálculo dos seus gastos com despesas mensais e economize dinheiro para cobrir pelo menos três meses – assim, se você tiver dificuldades, já possui uma renda garantida para dar conta daquele período (lembre-se: um fator importante para trabalhar como freelancer é a persistência).
O mais importante é saber como conciliar os dois trabalhos. Os jobs como freelancer podem inclusive fornecer algum aprendizado ou conhecimento que você não teria trabalhando na empresa, e, desta forma, um acaba complementando o outro. Com um pouco de organização e persistência, é possível ter duas fontes de renda sem comprometer sua vida pessoal – e você pode começar a seguir em direção a ser um freelancer full time.