Tempo de leitura: 3 minutos
Para se sobressair à concorrência e também para satisfação pessoal e profissional, é fundamental destacar-se. Você sabe como se tornar um freelancer melhor? Temos dicas que podem ajudar você, acompanhe a seguir.
Encontre pelo menos um cliente estável
Ao concluir projetos em nossa plataforma, você mantém contato com seus clientes ou nunca mais entra em contato, após a avaliação?
Se fizer mais trabalhos para uma pessoa e sempre receber avaliações positivas dela, as chances de esse cliente se tornar estável são grandes. Se isso acontecer, você terá um rendimento um pouco mais regular, facilitando seus planejamentos pessoais e profissionais.
Afinal, rendimentos regulares podem proporcionar a realização de cursos de especialização, por exemplo, fazendo com que você se torne um freelancer de destaque.
Encontre a sua forma ideal de trabalhar
Ter satisfação ao executar um trabalho também é uma forma de se tornar um freelancer melhor. Sendo assim, encontre o seu ritmo, o seu melhor horário e local para atuação, entre outros.
Por exemplo: algumas pessoas funcionam melhor pela manhã. Outras rendem melhor quando acordam mais tarde, enquanto outras ainda gostam de trabalhar de noite ou de madrugada. Salvo reuniões e contatos profissionais, você pode executar seu serviço no horário que preferir.
Da mesma forma, há pessoas que gostam de trabalhar a partir de casa, em home office. Outras, já preferem coworking ou cafeterias, lan house, etc.
Ainda nesse tópico, conheça sua melhor forma de se organizar: em anotações na agenda, no planner, no espaço digital, etc. Encontre a sua forma ideal de trabalhar e tenha máxima produtividade e satisfação.
Conheça todas as suas despesas
Esse é mais um ponto fundamental para você se tornar um freelancer melhor, pois conhecendo as suas despesas de trabalho, você poderá cobrar adequadamente por seu serviço, trazendo também a satisfação financeira. Quem é feliz tendo prejuízo?
Sendo assim, coloque todos os custos mensais no papel. No caso de energia elétrica, que é fornecida para a residência, coloque metade para o home office, bem como telefone, gás, água, etc. Pratique preços justos e os aumente conforme experiência e especialização.
E mais: organize-se para separar um valor mensal, seja para emergências, aquisições ou até mesmo para férias. Para o freelancer, esse ponto é essencial, já que a renda nunca é fixa.
Atenção à burocracia
Todo trabalho, por mais satisfatório que seja, exige atenção à burocracia. Então, organize seus impostos, recibos e faturas, para facilitar a declaração do Imposto de Renda e também futuras consultas, caso você não precise declarar.
Se for necessário, consulte um contador, mas é muito importante estar atento aos custos e investimentos realizados por sua empresa.
Encontre a sua turma
O trabalho de freelancer pode ser bastante solitário. Você até pode gostar disso, mas não é uma situação saudável quando acontece com frequência. Dessa forma, outra recomendação, a última, é encontrar a sua turma.
Que tal convidar um amigo ou familiar para tomar um café ou uma bebida, ir ao cinema com o cônjuge, jantar fora com alguém que você gosta? A satisfação na vida pessoal também reflete na profissional, fazendo de você um freelancer melhor.