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Você já precisou oferecer desconto para clientes, para fechar negócios? Acha interessante diminuir o preço às vezes, para não perder jobs? Porém, quando seria esse às vezes, em que momento? Leia o nosso artigo de hoje para descobrir tudo!
Estabeleça a sua precificação
Para saber quanto você pode dar de desconto, é imprescindível estabelecer a sua precificação, antes de tudo. Assim, você vai saber o valor mínimo necessário para manter a sua empresa funcionando.
Provavelmente, o que recomendamos, você vai cobrar um pouco acima, para ter lucro e também para poder dar descontos. Quando cobramos o mínimo, não podemos oferecer um desconto na negociação, então você corre o risco de ficar no prejuízo.
E mais: você também precisa considerar o mercado, isto é, o preço médio praticado pelos outros freelancers do seu segmento. Procure ficar nessa média, mas você pode estar um pouco acima, se tiver argumentos para essa elevação do preço de mercado.
Estabelecidos esses valores, é hora de você definir o desconto, isto é, o valor que você poderá diminuir sem que se torne um prejuízo, mas que seja mais atrativo ao cliente. Tudo pronto, é hora de seguir.
Como saber o momento de oferecer um desconto para o cliente
Muitos clientes pedem desconto por um simples motivo: porque não acham que o serviço vale o preço cobrado. Então, para não perder o job, muitos freelas acabam dando o desconto, baixando o preço para uma margem confortável para ambos.
Porém, outros clientes realmente não podem pagar o preço que você estabeleceu. Eles entendem o valor do seu serviço e acreditam que você será capaz de realizar um bom trabalho, mas o preço realmente está salgado para eles. Sem o desconto, o negócio não poderá continuar.
Há ainda os clientes que acham que o serviço vale o preço cobrado, mas estão acostumados a pechinchar para tudo. Eles não sabem fazer uma negociação sem sair com a sensação de que se deram bem, e isso sempre está atrelado ao lucro.
Temos três tipos de clientes comuns, todos pedindo desconto. Como saber o momento de oferecer o preço menor?
Bom, nós recomendamos que você, primeiramente, procure conhecer as motivações do cliente. Em poucos minutos, você vai descobrir em qual dos três tipos de cliente ele se encaixa, então saberá melhor como lidar com a situação. Não ofereça o desconto de cara, vá com calma!
No primeiro caso, o cliente tem o dinheiro para pagar, assim como no último, então você deverá mostrar argumentos que provem o valor do seu serviço. Exiba diferenciais e motivações para receber o preço cobrado, mostre por que vale a pena contratar você. Se não der certo, aí você pode pensar em dar o desconto.
Para o cliente que não tem como pagar, o desconto pode ser oferecido logo, mas sempre dentro da margem que você estabeleceu. Se não for assim, vale a pena não pegar o serviço. Lembre-se do que dissemos: o desconto precisa ficar confortável para ambos! E não ofereça sem o cliente pedir!