Tempo de leitura: 4 minutos
Estamos nos aproximando do último mês de 2019. Portanto, se você ainda não fez o seu planejamento para 2020, é hora de iniciar a sua programação. Afinal, assim aumentam as chances de você ter sucesso nos meses que se aproximam!
Analise a situação atual
Como assim, o planejamento futuro começa com uma análise do presente? Com certeza! Analisando-se a situação atual, você saberá que rumos deseja tomar nos meses do próximo ano, e também o que precisa fazer para atingir os resultados pretendidos.
Por exemplo, você pode se perceber insatisfeito com a sua formação, e o próximo passo pode ser a escolha de um curso de graduação ou especialização. O primeiro passo é estudar o presente, para determinar o que será feito para ter um futuro de sucesso.
Sendo assim, pegue papel e caneta e identifique os pontos fracos de sua estratégia atual, para criar metas para o ano de 2020.
Estude o comportamento do mercado e as oportunidades
Você está satisfeito com os seus ganhos em 2019? Deseja melhorar, ou precisa fazer isso porque não está conseguindo pagar suas contas e reservar uma cota de emergência?
São duas perguntas diferentes, que pedem respostas diversas também. Afinal, na primeira, você não está contente, mas não quer dizer que não consiga o valor esperado. Na segunda, está claro que a demanda é maior que o capital recebido. Em ambos os casos, estratégias podem ser tomadas para a melhoria da situação, de acordo com o estudo do mercado e das oportunidades.
Ou seja, é hora de responder algumas perguntas:
1. Como está o mercado para a sua área de atuação? Há muitos anúncios procurando serviços no seu segmento de atuação?
2. Você consegue bastante trabalho freelancer na sua área? A concorrência está vencendo as propostas nais quais você se ofereceu para trabalhar?
É fundamental analisar o mercado e a concorrência, para traçar o seu plano de ação. Assim, você saberá que atitudes deve tomar para sair na frente e conquistar a sua realização profissional.
Defina metas e prazos
Todas as atitudes, sejam do primeiro ou do segundo tópico, precisam conter também metas e prazos. Isto é, de nada adianta você saber que poderia cursar Letras, se não procurar uma instituição de ensino que disponibilize o curso. O mesmo acontece se você souber que precisa oferecer mais anúncios do seu serviço ao mercado, se sempre deixar para depois.
Portanto, após definir o que precisa ser feito, trace planos por escrito. Por exemplo: visitar uma instituição de ensino até 10 de dezembro de 2019, para começar meus estudos no começo do ano letivo de 2020. Anunciar meus serviços a dez clientes ao dia, de modo presencial ou online, a partir de 20 de novembro de 2019. Aumentar meus ganhos freelancer em 50% até 30 de junho de 2020.
Acompanhe os indicadores de sucesso
Quando você trabalhava em um emprego formal, provavelmente recebia retornos de seu chefe, correto? Então agora, na modalidade freelancer, quem deve fazer os acompanhamentos é você, pelos indicadores propostos no seu planejamento.
Ou seja, se você definiu a meta aumentar seus ganhos em 50% até 30 de junho de 2020, é preciso conferir se está no caminho certo. Faça acompanhamentos regulares, não somente no dia estipulado, mas no decorrer do período. Se perceber que os resultados não são bons, você poderá fazer ajustes para retornar à rota que levará ao aumento de 50% nos ganhos.
Você pode fazer análises mensais, ou então pela hora trabalhada. Isso fica ao seu critério, desde que sejam feitos acompanhamentos regulares dentro do período.
Não tenha medo de fazer ajustes
Como citamos acima, você talvez precise fazer ajustes para a realização do seu objetivo. Contudo, pode ser que as mudanças também sejam feitas nas suas metas e/ou no prazo de realização. Conforme o tempo passa, a necessidade de adaptações pode surgir.
Se for o caso, não tenha medo de fazer ajustes. O mercado está cada vez mais flexível, portanto, seja flexível também. Faça mudanças quantas forem necessárias, sempre que o momento pedir. Afinal, o caminho para o sucesso nem sempre está em linha reta.
Meta: tornar-se freelancer em 2020
A sua meta também pode ser tornar-se freelancer em 2020, se você hoje trabalha em emprego formal ou nas duas modalidades. Se você pretende atuar, no ano que se aproxima, em tempo integral como freelancer, também está mais do que na hora de fazer o seu planejamento.
As sugestões são as mesmas: analise a situação atual para definir o que você quer em 2020, e também trace as metas e os prazos para execução. Não se esqueça de medir os indicadores regularmente, e somente inicie seu freela em tempo integral quando tiver reservas financeiras para alguns meses.
O trabalho freelancer possui suas dificuldades no início, mas, com planejamento, você verá que é tudo o que você sempre quis. Vale a pena!