Tempo de leitura: 3 minutos
Para muitas pessoas, receber um “não” nunca foi fácil, mas se você é freelancer, pode ir se acostumando. O “não” faz parte da rotina, e por isso a gente tem que te contar um segredinho: o foco aqui não é evitar as rejeições — porque elas virão.
Se esses “nãos” são inevitáveis, o mais produtivo é lidar com eles sem deixar que abalem sua confiança e sua carreira. Na verdade, dá para aprender, e muito, com cada negativa. Se liga nas dicas!
O “não” é impessoal
O primeiro passo para que o freela saiba lidar com o “não” é saber que ele não tem a ver necessariamente com você como pessoa. Na maioria das vezes, o cliente escolheu outro profissional por motivos que vão além da sua capacidade.
Uma decisão de orçamento, estilo ou até mesmo uma fatores internos que são impossíveis de prevermos. As possibilidades são infinitas. Em vez de se questionar “o que eu fiz de errado?”, experimente pensar: “o que posso melhorar da próxima vez?”.
Analise (e não se torture)
Já se ligou que cada “não” traz uma chance de aprendizado? Então, que tal dar uma olhada crítica na sua proposta? O preço estava competitivo? Seu portfólio mostrava seu melhor trabalho? A comunicação foi clara e persuasiva?
Use o feedback — quando o cliente der — como uma bússola para aprimorar suas futuras candidaturas. Fique atento também à ferramenta de avaliação da 99Freelas. Quanto melhor for a sua reputação, menor será o risco do “não”.
Multiplique suas apostas
Sabe aquele papo de “nunca por todos os ovos em uma mesma cesta”? Ele faz sentido. Diversificar as suas opções é um bom caminho para evitar que momentos difíceis de um nicho de mercado possam te afetar.
Se você aposta tudo em uma única proposta e ela dá errado, a frustração bate forte. Por isso, diversificar é o caminho! Envie mais propostas, explore diferentes categorias e amplie suas possibilidades. A 99Freelas, mais uma vez, oferece uma variedade enorme de projetos em áreas diversas. Quanto mais sementes você planta, maior a chance de colher bons frutos.
Cuide do seu emocional
Nenhum profissional consegue atingir os seus melhores resultados se a cabeça não estiver boa. Não importa o seu ramo de atividades, quando o emocional está em baixa, a sua produtividade e criatividade vão acompanhar esse momento negativo.
Rejeições repetidas podem mexer com a autoestima de qualquer um. Por isso, é crucial cuidar da sua saúde mental. Tire pausas quando necessário, pratique atividades que te dão prazer e lembre-se de celebrar cada pequena vitória.
Conseguiu uma entrevista? Melhorou sua proposta? Ganhou um elogio? Leve isso em consideração e comemore suas vitórias! Tudo isso conta no caminho para o sucesso.
Mantenha o foco no crescimento
Todo grande profissional já ouviu muitos “nãos” antes de chegar ao topo. O segredo é usar cada rejeição como combustível para evoluir. Invista em cursos, atualize seu portfólio e refine suas habilidades.
E, claro, não esmoreça! Continue se conectando com novos clientes na 99Freelas — a plataforma certa para quem quer crescer e transformar os “nãos” em oportunidades. Da próxima vez que um cliente disser “não”, respire fundo e siga em frente.
Cada “não” te aproxima do seu próximo “sim” — e ele pode estar só a uma proposta de distância!