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É indicado que todos os freelancers tenham um portfólio, ou seja, um material impresso ou digital contendo amostras do seu trabalho. Se você ainda não tem um ou gostaria de melhorar o seu, aprenda a fazer um portfólio que realmente vende o seu serviço, a seguir.
O que é um portfólio?
Como citamos na introdução, um portfólio é um material que contém amostras do seu trabalho. Pode ser digital ou impresso, e sua composição varia de acordo com a sua área. Por exemplo, fotógrafos têm um portfólio com amostras de fotos que eles fizeram e editaram; redatores inserem trechos ou artigos elaborados e revisados por eles, e assim por diante.
O portfólio impresso é interessante se você costuma fazer reuniões presenciais com seus clientes para apresentação do trabalho, do contrário é mais oportuno preparar um material digital. Dessa forma, há várias opções de elaboração: salvo em PDF (arquivo não-editável) ou em plataformas on-line, como Behance ou Cargo Collective.
Como montar um portfólio que realmente vende o seu serviço
Ao candidatar-se em um projeto em nossa plataforma, você insere algumas informações nas caixas de texto, como valor para o serviço, prazo de entrega e razões para a sua contratação. Nesse campo, você pode também informar ao cliente que o seu portfólio está inserido em seu perfil (para editá-lo, vá em perfil e editar portfólio, após logar na sua conta).
Contudo, inserir um portfólio em seu perfil na nossa plataforma não garante que você consiga mais serviços. Afinal, é preciso ter um material de qualidade, que contenha realmente informações relevantes, que farão a diferença e colocarão você à frente dos concorrentes. Para isso você deve seguir alguns passos, que nós recomendaremos a seguir.
Escolha seus principais trabalhos
Não é possível inserir todos os seus trabalhos no portfólio, já que ele se tornará imenso e desinteressante aos clientes. Eles querem conhecer o seu serviço, não apreciar a coletânea completa de tudo o que você já realizou.
Sendo assim, selecione os melhores trabalhos, aqueles onde você recebeu maior pontuação nas avaliações, e também aqueles projetos de que você mais se orgulha por ter executado.
Se você iniciou há pouco tempo na área, ou se ainda não possui projetos concluídos, seu portfólio pode conter material produzido sem fim comercial, dados de formação profissional ou serviços realizados para amigos, como favores ou parcerias.
Apresente-se profissionalmente
Além da qualidade do trabalho, os clientes também apreciam conhecer a pessoa que executa os projetos. Afinal, é você quem será contratado, e não o seu portfólio, ele somente auxilia na sua escolha.
Então, insira uma sessão intitulada “sobre mim”, e nela coloque dados profissionais, suas qualificações, um retrato de boa qualidade e também depoimentos positivos de clientes com projetos finalizados. Para finalizar, insira uma chamada para ação, convidando o recrutador a enviar perguntas ou mensagens no seu projeto.
Invista na simplicidade
Um bom portfólio também precisa ser simples, isto é, um material atrativo, mas sem estar poluído pelo excesso de informações. Invista na escolha de palavras de fácil entendimento, facilitando a compreensão, e também na boa construção de ideias, ou seja, em parágrafos constituídos por poucas frases, sem encadeamentos complexos de ideias.
Facilite a leitura e a navegação
Ou seja, é fundamental você facilitar a leitura do seu portfólio pelo cliente, bem como a navegação, se você escolher colocá-lo em uma plataforma digital. A fonte e o tipo de letra influenciam bastante, portanto prefira as tradicionais às desenhadas, optando por Arial ou Times New Roman. Assim, você garante que o texto esteja legível, em uma apresentação profissional.
Quanto à navegação, insira dados em categorias, assim a pessoa saberá onde encontrar os dados que ele procura. Por exemplo, como você faz em um currículo.
Dicas complementares para seu portfólio
Com as dicas acima você já pode começar elaboração de um portfólio que realmente vende o seu serviço, mas você pode ir além e elaborar um material ainda melhor, com mais três sugestões:
-criação de capa é opcional, mas bastante interessante para profissionais do design;
-prefira imagens de boa resolução, que possuam qualidade de visualização independentemente do dispositivo de acesso (notebook, desktop, smartphone ou táblete). Contudo, inserir imagens muito pesadas pode prejudicar o tamanho do seu portfólio digital. O ideal é encontrar o equilíbrio de resolução (mínimo 500 x 500);
-atenção no uso das cores: se você não é profissional de design, pode pecar na utilização de cores em seu portfólio, gerando poluição e efeito negativo no material.
Para auxiliar na tarefa, você pode criar uma paleta de cores no Palettable, ou então uma que combine com as fotos que você escolheu, pelo Colorfavs. São plataformas bem fáceis de serem utilizadas, com design intuitivo, e o resultado é altamente satisfatório.
É hora de começar a montar o seu portfólio, ou de melhorar o que você já tem. Vamos lá?