Tempo de leitura: 2 minutos
Em alguns momentos, você talvez se depare com tantos jobs que pode ser necessário recusar alguns, por conta da agenda lotada. Porém, em outros períodos, pode acontecer o contrário, isto é, a quantidade de jobs pode ser escassa. Como lidar com essas épocas de menos serviço?
Planejamento é palavra-chave
Freelancers devem saber que nem sempre vai ter trabalho. Portanto, a palavra-chave é planejamento, seja de tempo e de financeiro.
Quando você tiver mais jobs, é hora de fazer a sua reserva financeira, para que consiga se manter nos períodos em que tiver menos serviço. O trabalho freela é bastante instável, então não tem como achar que sempre vai haver job e dinheiro. Quem pensa assim se dá muito mal!
Procure clientes antes de o dinheiro terminar
Quando perceber que a época de menor quantidade de trabalho está chegando, não fique de braços cruzados.
Isso vale mesmo para quem possui reserva financeira, porque o dinheiro não entra fácil, mas sai rapidamente, e muito antes do que você espera a sua reserva vai terminar, principalmente se você não quiser diminuir seu estilo de vida.
Você pode prospectar clientes de diversas formas, por meios físicos e digitais, e entre nossas sugestões estão plataformas de anúncios como a 99Freelas. Em pouco tempo você terá acesso a muitas propostas, sem sair de casa e sem altos investimentos.
Tente encontrar clientes fixos
Outra forma interessante de driblar a época de menor quantidade de jobs é tentar encontrar clientes fixos, isto é, pessoas para quem você vai prestar serviço por longos períodos, até mesmo por tempo indeterminado.
Assim, não chegará para você a época com menos trabalho, e você não precisará lidar com menos serviço e dinheiro.
Diversifique os seu serviços
Se você puder, procure trabalhar com mais de um serviço, se o seu job é mais sazonal. Por exemplo, se você é fotógrafo e só consegue serviços de março a novembro, tente encontrar um job para complementar a sua renda nos meses em que os eventos são mais fracos.
Assim, você continua fazendo o que gosta, de modo freelancer, e não sofre com a instabilidade provocada pela escassez.
Ofereça um diferencial
Você também pode oferecer um diferencial, algo que faça com que as pessoas prefiram contratar você. Dessa forma, você terá trabalho por mais tempo, podendo até ter clientes fixos. Será a sua carta na manga para procurar clientes.
Esse diferencial pode ser:
-um serviço oferecido gratuitamente, junto ao job contratado;
-entrega em menor prazo;
- desconto para pagamento à vista ou adiantado;
- venda casada com valor vantajoso, para outro serviço que a pessoa pode necessitar (você pode oferecer por parceria com outros freelancers);
Aproveite para descansar e tirar férias
Se você tiver se planejado financeiramente para esse período de menor quantidade de jobs, pode tirar uns dias para descanso e lazer. Isso é altamente recomendável e necessário, e você pode, sim, se dar esse período (não é um luxo!).
Programe-se, planeje, e você vai conseguir.