Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos freelancers trabalham de casa, em home office, o que pode caracterizar uma rotina silenciosa e solitária, se não é necessário marcar reuniões por chamada de vídeo. Esse hábito pode ser incômodo para muitos profissionais que não sabem como lidar com a solidão que a vida de freelancer pode trazer. É o seu caso? Leia para saber como lidar com isso.
Alterne seus locais de trabalho
Deixe para trabalhar em home office nos dias que exigirem mais concentração. Nos outros, nossa dica é levar seu notebook para locais diferentes, como coworkings, cafeterias, shoppings, etc.
Outra dica é convidar outro freelancer ou colega que atue em home office para trabalhar com você de vez em quando. É uma estratégia excelente para driblar a solidão, sem comprometer o seu rendimento.
Faça especializações constantes
Mais uma forma de você lidar com a solidão que a vida de freelancer pode trazer é fazer especializações constantes. O que isso quer dizer?
Já indicamos várias vezes que você precisa atualizar-se constantemente por meio de seminários, fóruns, cursos, entre outros, e isso é importante também para você criar e fortalecer contatos. Além disso, ocupar-se com essas especializações vai fazer com que você não se sinta sozinho. Muitos cursos acontecem em plataformas de áudio e vídeo, e longas interações podem vir daí.
Marque reuniões com colegas de profissão
Com mais essa dica, você vai perceber que uma rede de contatos é a chave para não se sentir sozinho. Ter um networking é uma forma de garantir benefícios para sua profissão, inclusive para ter companhia.
Nas suas pausas, procure estabelecer conversas com pessoas que são interessantes para sua função, e você pode inclusive chamá-las para tomar um drinque no fim do dia ou um café no meio da tarde, com programação prévia. Une-se companhia com pausa ativa.
Se você souber conciliar bem o seu tempo, pode marcar compromissos com amigos, parentes e com quem mais quiser, seja um almoço, um cinema ou o que desejar. Freelancer tem esse benefício em sua rotina.
Tenha animais de estimação, se possível
Se você gosta de animais de estimação, tenha um. Às vezes você não tem um ambiente muito grande para acomodar o bichinho, mas alguns não demandam muito espaço, e você pode até mesmo ter um peixinho no aquário.
Animais de estimação são excelentes companhias e alegram o nosso dia, certamente vão fazer você se sentir melhor. Muitos não os têm porque trabalham fora o dia todo, mas essa desculpa não se encaixa na sua rotina.
Se você não é fã de pets, sugerimos então que cultive plantas. Elas não interagem como os animais, mas exigem cuidados que sem dúvida vão fazer você se sentir menos solitário. Que tal construir uma horta? Até mesmo um pequeno espaço na sacada do apartamento pode servir.
Drible a sua solidão com as nossas sugestões
O trabalho do freelancer pode ser um tanto solitário, mas há diversas formas de driblar a solidão. Você conheceu algumas no artigo de hoje, vai aderir a quais delas?