Tempo de leitura: 4 minutos
Se por um lado o freela tem flexibilidade de horário, autonomia para escolher projetos e trabalhar onde quiser, por outro tem uma responsabilidade enorme consigo mesmo, com a carreira e com os clientes. Ter consciência disso é o primeiro passo para ter equilíbrio entre as atividades profissionais e a vida pessoal.
Para explicar melhor, o profissional freelancer está sempre em busca de novos clientes e conhecimentos. Precisa cuidar do marketing, contas a pagar, valores a receber, questões trabalhistas, além, é claro, de manter-se atualizado na sua área de atuação. É muito fácil se perder entre tantas necessidades.
Mas calma, nem tudo é armadilha na vida freela. Com algumas dicas práticas, dá para levar tudo isso numa boa. Acompanhe!
O freela merece qualidade de vida
Como freelancer, é fácil cair na rotina de achar que precisa estar sempre disponível, que precisa gastar todo o seu tempo no trabalho. Isso é um grande erro! A chave aqui é entender que, apesar da flexibilidade, você precisa estabelecer limites para si mesmo.
A primeira dica, então, é entender que você é muito mais que um profissional, é também uma pessoa. Você, seu companheiro ou companheira, sua família, seus amigos e amigas, todos merecem que você perceba o que é saudável ou não na rotina de trabalho.
Um ambiente agradável muda tudo
Trabalhar em uma mesa improvisada, em vez de investir em uma estação de trabalho, pode parecer uma ideia maravilhosa no começo, mas depois de algumas horas, o corpo começa a reclamar.
Acredite, seus resultados tendem a ser bem melhores com uma cadeira ergonômica, um monitor em altura adequada e um teclado decente podem fazer toda a diferença para aumentar a produtividade, a qualidade do trabalho e também da vida. Ninguém merece dores nas costas depois de algumas horas de produção.
Quando você define um ambiente de trabalho, fica mais fácil “desligar” quando o expediente acaba. Isso ajuda bastante a separar a vida profissional e pessoal.
“Bata o seu ponto”
A flexibilidade de horário é uma atração da vida freela, no entanto também pode ser uma armadilha. Ninguém deve estar disponível 24 horas por dia para o trabalho. Por isso, é bacana estabelecer e, mais importante, respeitar horários de trabalho.
Defina pausas ao longo do dia e, quando seu horário de trabalho acabar, feche o notebook e vá viver a vida! Afinal, se você não respeitar seus próprios limites, quem vai?
Agora, se você tem muitos projetos entrando no dia a dia e não tem tempo para encarar todo esse volume, pense em contratar outros freelas. Você pode estar passando para uma nova fase na sua trajetória freelancer.
Permita-se períodos de desconexão
Quando trabalhamos em casa, a linha entre trabalho e vida pessoal pode ficar meio turva, né? Por isso, é essencial criar momentos para se desconectar de verdade. Saia para dar uma volta, encontre amigos, pratique um hobby ou, quem sabe, faça uma maratona daquela série que você está adiando há tempos.
Desconectar-se é tão importante quanto se dedicar ao trabalho. Isso ajuda a renovar a mente e voltar mais focado para as tarefas. Uma vida pessoal saudável, torna a vida profissional mais produtiva.
Saúde em dia – mental e física
Não adianta nada estar cheio de projetos se a sua saúde não está em dia. Cuidar de você é fundamental para ter uma vida equilibrada. Isso inclui praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada e fazer exames periódicos.
Quando a saúde física está em dia, é mais fácil manter a saúde mental. E se, em algum momento, sentir que a ansiedade ou o estresse estão tomando conta, não hesite em procurar ajuda. Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para ser um freelancer mais produtivo e feliz.
Férias freela não são ficção!!!
É claro que o freela pode (e deve) tirar férias! O segredo está no planejamento. Com uma organização adequada, você consegue encaixar dias de folga sem prejudicar seus projetos.
Programe-se com antecedência, informe seus clientes sobre suas férias e organize seu trabalho para evitar acúmulos durante sua ausência. Aliás, manter um fundo financeiro, que pode ser usado para férias ou em momentos de necessidade, é realmente uma boa ideia.
Procure o parceiro ideal
Há captação e clientes, estudos, finanças, produção em si, comunicação com os clientes, prazos apertados. São tantas demandas que às vezes queremos que o dia tenha mais de 24 horas. Nesse momento, atenção! Uma plataforma como a 99 Freelas te ajuda bastante na rotina.
As ferramentas oferecidas ajudam a reduzir a carga de trabalho e, por consequência, a manter a vida mais equilibrada. Assim, a produção e a criatividade ficam em alta e o freela tem condições de entregar o seu melhor trabalho e também reservar um bom tempo para a vida particular.