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Um freelancer é um prestador de serviço a clientes, que cumpre a sua parte no que foi combinado durante a negociação do job. Porém, se você quiser ir além e colaborar melhor com seus clientes, continue a ler o artigo para saber como fazer isso.
Fale com clareza sobre seu planejamento
Você acertou com o cliente de entregar o job em dez dias. Contudo, não é recomendável que somente converse com ele no dia da entrega, ficando em silêncio por esses dias todos.
Nós recomendamos que, após ser decretado freelancer vencedor, você fale com clareza sobre o seu planejamento, para que o cliente entenda de que forma você trabalha. Assim, as suas expectativas podem ser alinhadas com as dele, e ele se sentirá mais confiante de que escolheu o freela certo.
Estipule metas de colaboração
Conforme mencionamos, não é legal que você se comunique com o cliente somente durante a negociação e no dia da entrega. Ele pode colaborar com você também, principalmente no esclarecimento de dúvidas. Afinal, foi quem delineou o projeto.
Sendo assim, aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes de começar, e peça as formas de contato para eventuais questionamentos. Mostre ao cliente que ele também pode colaborar com você, porque assim há certeza de que tudo sairá de acordo com o previsto.
Prefira a comunicação escrita
Acima nós citamos que você deve se comunicar com o cliente durante a execução do job, certo? Agora falaremos sobre essa comunicação, que deve ser preferencialmente escrita, seja por e-mails, mensagens instantâneas ou pelas formas combinadas entre vocês. Por quê?
Você colabora melhor com o cliente quando se comunica com ele por escrito, porque a oralidade deixa margens para falhas e erros de comunicação. O áudio ou telefonema são interações mais práticas, sem dúvida, mas a escrita serve como fonte de consulta e também aceites do que foi dito. É prova de comunicação!
Comunicação, eficiência e transparência
Resumindo o que foi dito até aqui, você pode colaborar melhor com o seu cliente se trabalhar com eficiência e transparência, sempre tendo uma excelente comunicação com ele. E tem mais, que você vai conferir a seguir.
São formas de fazer o seu serviço com competência, mesmo diante de imprevistos que podem acontecer com todos nós.
Faça um planejamento com margem para imprevistos
Quando você se ofereceu para trabalhar para o cliente, você leu as especificações do projeto, calculou o preço para o job e também em quantos dias você conseguirá fazer o serviço. Assim, o cliente está contando que você vai entregar no prazo.
Acontece que você pode pegar outro job no período, alguém pode ficar doente (até mesmo você), emergências podem surgir. E agora?
Colabore com o cliente sempre determinando um prazo com margem para imprevistos. Assim, se algo atrapalhar a sua execução do job, você terá tempo para dar conta do atraso e entregar no período estipulado.
E se for algo que ultrapassar a sua margem de imprevistos, explique a situação ao cliente e peça mais prazo, mas não deixe isso para o último dia. E que seja exceção, porque a sua reputação está em jogo!