Tempo de leitura: 3 minutos
Ao entregar o job para o cliente, você sempre recebe um retorno? Você sabe o que o cliente achou quanto à qualidade do seu serviço? Nem sempre é fácil receber um feedback, mas nós podemos ajudar você nisso. Vamos lá?
Oportunidade para formar portfólio
Os feedbacks são importantes para você conhecer a experiência do consumidor, mas também para você colocar os depoimentos no portfólio, no blog ou no site. Assim, pessoas que não conhecem o seu trabalho podem se sentir mais confiantes ao lhe contratar.
Porém, como você já deve saber, nem sempre é fácil conseguir um feedback do cliente. Você sabe como fazer isso? Leia para conhecer nossas dicas.
Não identificação do cliente
As pessoas nem sempre deixam sua opinião sincera porque têm receio de expor a sua identidade. A solução que você pode propor é o preenchimento de um formulário de forma anônima, por exemplo, do Google Formulários.
Assim, o seu cliente pode preencher o link a qualquer momento, e você não saberá quem o fez; apenas que um trabalho seu rendeu aquela avaliação.
Faça perguntas fechadas
Às vezes, os clientes não respondem ao seu pedido de feedback porque não sabem formular um texto quanto ao que você solicitou. A nossa dica agora é: faça perguntas fechadas, que podem ser respondidas com sim e não.
Dessa forma, você obtém a avaliação desejada e o cliente não perde tempo respondendo ao feedback. Todos ganham.
Incentive o cliente a responder de forma mais aberta no fim
Porém, essa forma de pedir feedback também pode desmotivar as pessoas que desejam falar mais sobre o seu trabalho. Como proceder, então?
Nossa sugestão agora é incentivar o cliente a responder de forma mais aberta no fim. Ou seja, primeiramente você propõe respostas com sim e não, mas no final você deixa espaço para críticas, elogios e sugestões opcionais. Se a pessoa desejar se pronunciar mais abertamente, agora é a oportunidade dela.
Estimule a avaliação do seu serviço
Muitos clientes nem olham direito o seu pedido de feedback, por diversos motivos. Mesmo que a experiência com seu job seja positiva, a falta de tempo, o deixar para depois, entre outros motivos, pode tornar nula a intenção de avaliar o seu trabalho.
Porém, as chances de você receber um feedback aumentam com o oferecimento de algo atrativo em troca da avaliação. Por exemplo: cupons, minicursos, descontos, etc. Não peça somente, ofereça algo por isso.
Trabalhe pela plataforma 99Freelas
Se você já realizou pelo menos um trabalho com o intermédio da plataforma 99Freelas, sabe que todos os jobs são avaliados após a aprovação do cliente. Você receberá feedbacks em todos os serviços, com avaliações abertas e fechadas, para conhecer de forma completa a experiência do cliente.
Portanto, entre todas as vantagens que a 99Freelas oferece a você, uma delas é a descoberta do que o cliente achou do seu serviço. E essa avaliação fica atrelada ao seu perfil, conforme a média das avaliações (sempre de uma a cinco estrelas).
Feedback é importante, trabalhe para conhecer a opinião do cliente e melhorar seus serviços!