Tempo de leitura: 3 minutos
A solidão pode ser uma das desvantagens de quem trabalha em home office. Afinal, o freelancer pode passar horas e horas sem ver ou conversar com alguém. Porém, é possível driblar esse problema e até mesmo fazer amigos. Quer ver como? Leia para descobrir.
Encontre pessoas como você
Em nossa plataforma, nas redes sociais e em sites específicos você poderá encontrar freelancers que também atuam em home office.
Assim, você poderá aprender com pessoas que também atuam a partir de casa, possibilitando a troca de experiências, de conhecimento, a formação de parcerias e de amizades. Não veja o outro freelancer como concorrente, mas como alguém que pode te ajudar! É uma troca.
Dessa forma, você não precisa sair de casa para fazer amigos, já que a internet pode facilitar esse processo para você. É um recurso interessante para quem é tímido ou não gosta de sair do seu espaço de moradia e trabalho.
Aposte nas conversas com clientes
Quem disse que o cliente precisa ser somente cliente? Não necessariamente ele poderá ser seu amigo, mas um colega de conversas informais, até mesmo um cafezinho ou bebida no final do dia.
Afinal, vocês compartilham interesses em comum, e serviços anteriores mostraram que ambos são confiáveis, tanto na prestação de serviços quanto no esclarecimento de dúvidas e pagamento.
Desse modo, se você possui um cliente fixo há um tempo e gostaria de saber mais sobre ele, não vá direto ao ponto em reuniões ou conversas presencias ou online. Aposte na informalidade por alguns minutos, mostre que se importa com sua família e rotina, e ele fará o mesmo com você.
Planeje sua rotina para ter folgas regulares
Quantos amigos você possui hoje? Sente falta de conversar com algum deles, por causa do seu trabalho?
Atuar em home office pode ser uma boa para quem gosta de flexibilidade, mas a falta de rotina pode prejudicar a sua vida pessoal. Afinal, se você não se organizar para cumprir os trabalhos, levará mais tempo para concluí-los.
Pelo contrário, se atuar conforme o planejado, certamente sobrará tempo para encontrar velhos amigos, e também fazer novos. Um café no final do dia, até mesmo uma bebida para relaxar ou um almoço informal são sempre ótimos momentos de descontração e reencontros.
Visite espaços compartilhados
Você já pensou em atuar a partir de espaços compartilhados? Os coworkings são locais propícios para o surgimento de amizades e parcerias profissionais, e podem fazer você se aproximar de pessoas interessantes.
Afinal, lá estão freelancers de diversos segmentos de atuação, mas todos possuem em comum a modalidade de trabalho. Assim, você poderá trabalhar com mais criatividade, produtividade e energia, até mesmo mais alegre.
Experimente atuar de vez em quando em coworkings. Se você não gostar, porque prefere trabalhar sozinho, a partir do seu home office, tudo bem, mas certamente é uma experiência que vale a pena ser avaliada.
Drible a solidão com nossas dicas
Se o seu modo de atuação traz solidão para sua vida, comece agora mesmo a planejar a sua rotina, para driblá-la o quanto antes. É possível fazer amigos trabalhando em home office!