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Sim, amigo freelancer, existem limites saudáveis na sua relação com o cliente. É bem fácil dizer que o bom senso define a forma mais saudável de se relacionar profissionalmente, mas sabemos que nem sempre as coisas funcionam dessa maneira.
Muitas vezes você pode se deparar com um contratante que insiste em demandas fora do escopo de trabalho, comunicação em horário totalmente inapropriado, dificuldades além do comum na aprovação do job, entre tantas outras dores de cabeça.
Evitar esses problemas passa necessariamente pelo estabelecimento dos limites, e é esse o tema do nosso post de hoje. Vamos nessa!
Entenda a relação freela x cliente
O freelancer é um profissional moderno, inserido em uma cadeia de produção e prestação de serviços inovadora. Por isso é natural que a relação com os clientes seja diferente daquelas estabelecidas por gerações anteriores.
Acontece que as relações de trabalhos estão em desenvolvimento há séculos, então é normal que nem todos os clientes estejam na mesma página que o freela profissional.
Antes mesmo do contato inicial, as partes precisam ter em mente que esse tipo de prestação de serviço compreende direitos e deveres bem definidos, e que são diferentes dos modelos tradicionais.
Tenha projetos bem definido
Em linhas gerais, quando uma empresa contrata um funcionário, está comprando o tempo de produção desse profissional. O profissional dedica a sua produtividade X horas por dia para a empresa, que retribui com o pagamento.
O Mercado Freela tem uma lógica um pouco diferente. Nela, o profissional não é alguém que apenas vende o seu tempo para um determinado cliente. Ele vende um serviço, uma entrega e, possivelmente, uma busca por resultado.
Tudo isso precisa estar claro quando o job é estabelecido. Ao iniciar um projeto, as expectativas, o escopo de trabalho e os prazos de entrega de forma transparente. Essa comunicação deve ser direta, sem deixar margem para interpretações equivocadas.
Os limites estão dentro do que é a relação Freelancer x Cliente e do que foi combinado. Se a comunicação foi clara até aqui, possivelmente você não terá maiores problemas.
Imprevistos acontecem!
Cada job é um job. E muitas vezes ele pode se transformar em pleno andamento. O melhor então é ter uma certa margem para mudanças. Nesse caso, tenha jogo de cintura e fique aberto a negociações.
Encontrar soluções intermediárias, desde que sejam benéficas para ambas as partes, pode render bons frutos futuros.
Contudo, se não for possível atender a um pedido extra, não tenha medo de recusar. Algumas vezes, é preciso dizer “não”. Nem sempre será possível atender a todas as demandas ou solicitações do cliente, especialmente se estiverem fora do escopo acordado inicialmente.
Se for esse o caso, seja assertivo e explique bem os motivos da recusa.
E quando nada dá certo?
Não dá para mentir. Há casos os limites da relação entre o freelancer e o cliente, mesmo com todos os cuidados, acabam não sendo respeitados.
Quando isso acontece, é muito bom contar com uma moderação, como a que é feita por plataformas como a 99Freelas. Esse processo conta com uma equipe para avaliar a situação e fazer a intermediação, levando em conta as diferentes perspectivas e interesses.
Um serviço como esse garante esclarecer problemas e busca soluções de consenso, satisfatórias para ambas as partes. Essa é uma das vantagens de contar com uma plataforma estabelecida e com políticas e práticas claras.
Com limites claros fica mais fácil trabalhar e os resultados tendem a ser mais positivos. Mas se a relação Freela x Cliente partir para um lado menos saudável, é sempre bom contar com uma ajudinha.