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Quem é o seu público-alvo? Se você não sabe responder essa pergunta, é imprescindível que leia o artigo de hoje. Saber e não saber quem é seu público-alvo é algo que vai influenciar diretamente o seu negócio. Se será de forma negativa ou positiva, isso é com você. Vamos lá?
O que é público-alvo?
Primeiramente, o que é público-alvo?
É um grupo específico de pessoas, com características em comum, que possui mais propensão a adquirir os seus produtos e serviços. O público-alvo tem mais chance de comprar o que você vende.
Como definir o público-alvo?
Se você trabalha com fotografia, o seu público-alvo são as pessoas que você quer atender. Pode ser um grupo mais específico ou abrangente, conforme as suas preferências: casais, gestantes, crianças, cerimônias, casamentos, festas de debutantes, eventos corporativos, etc.
Se você não tem ideia de como começar, porque aceita todo tipo de serviço, pode analisar as métricas em suas redes sociais para saber quem é o seu público-alvo, tomando dados como base:
- idade;
- gênero;
- localização geográfica;
- preferências e aspirações do público.
Quanto mais você estudar esses dados, quanto mais se dedicar a métricas ou testes com a audiência, mais fácil será descobrir quem é o seu público-alvo. Desse modo, será mais fácil planejar e publicar conteúdo específico para essas pessoas, e mais fácil torná-las clientes.
Público-alvo x persona
Algumas pessoas se confundem com essas terminações, acham que são a mesma coisa, mas não. A partir do público-alvo é que você poderá criar a sua persona, ok?
A definição de público-alvo você conheceu acima, e a de persona será exibida agora: é o seu cliente ideal, obtido a partir do público-alvo.
Digamos que você queira fotografar gestantes. Esse é o seu público-alvo geral, certo? Vamos desenvolvê-lo de acordo com outros dados: gestantes moradoras de São Paulo, faixa etária entre 20 e 30 anos, que tenham outros filhos ou animais de estimação e que gostem da natureza.
A persona é o cliente ideal obtido a partir das suas preferências: Jéssica, moradora de São Paulo, tem 25 anos. É mãe de Calil, que tem dois anos, e tutora do Bentinho, seu gato de estimação, há cinco. Ela ama estar em contato com a natureza, por isso tem uma casa no campo, no interior do Estado, para onde vai aos finais de semana e feriados prolongados.
Quando você tiver definido o seu público-alvo, pode criar a sua persona. Assim, criará conteúdo mais específico e poderá atender as pessoas que você deseja, não todas as que procuram por serviços de fotografia.
Quanto mais você se especificar, mais poderá se especializar para atender determinado público, e mais satisfeito com o seu trabalho você será.
Agora você já sabe!
A pergunta do título já foi respondida ao longo do texto, mas, para resumir, você poderá definir o seu público-alvo de acordo com as suas preferências e também conforme as métricas das suas redes sociais.
Não é muito difícil fazer essa definição, e os resultados positivos virão mais facilmente após você começar a criar conteúdo direcionado ao público-alvo. Não atire para todo lado!