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Você conseguiu um espaço no seu expediente e surgiu uma oportunidade interessante para preenchê-lo. Como elaborar uma proposta eficiente, digna de concorrer e vencer as propostas de outros candidatos? Acompanhe para descobrir.
Comece com uma saudação
Pode parecer óbvio, mas muitos freelancers se esquecem de fazer uma saudação ao cliente. Isso é um péssimo começo, porque demonstra falta de educação, mesmo que seja feito de forma inconsciente. O cliente não quer saber se você estava ansioso para começar a sua apresentação, já é um ponto contra você.
Comece sua proposta com um cumprimento ao cliente e sempre informe o nome da pessoa, seja física ou jurídica. Assim, ele saberá que a oferta não foi feita de forma padrão e que você dedicou seu tempo para prepará-la.
Aposte na personalização
Quando uma proposta é feita dessa forma, com personalização, a pessoa já a vê com outros olhos. Pode ser o seu diferencial de entrada! Afinal, você mostrou interesse em participar do projeto, não somente para ganhar dinheiro, mas porque quer ajudar o cliente a resolver seu problema, necessidade ou objetivo.
Portanto, aposte na personalização para criar conexão com o cliente, para gerar uma boa impressão antes mesmo de apresentar as suas qualificações e a proposta em si.
Fale sobre a sua experiência
Agora, sim, você pode falar sobre as suas qualificações, sobre como o seu conhecimento e vivência profissional podem auxiliar o cliente. Até então você foi objetivo, não se estendeu muito, mas a partir de agora é o momento de você falar em detalhes, informando como pode colaborar com o projeto.
É hora de investir no seu marketing pessoal, de falar de tudo o que pode favorecer o programa do cliente, sejam cursos, trabalhos voluntários, participações em eventos, experiência, etc. Elenque tudo o que for relevante para esse trabalho, mostre que você é capaz de executá-lo.
Abra margem para negociação
O preço do seu serviço deve ser informado nessa parte. É algo que muitos freelancers não gostam de fazer, mas o preço deve ser apresentado, sim, é fundamental. Se for maior do que o preço médio praticado por outros freelas, informe o motivo. Não tenha receio de apresentar o valor agregado ao serviço.
Contudo, como citamos, deve haver valor agregado. Você não pode apenas cobrar mais e pronto, sem ter uma justificativa para isso. Pode ser uma experiência vasta, um trabalho com mais qualidade, um prazo menor, enfim, deve compensar o preço, ok?
E não se esqueça de informar as condições e prazos para entrega e pagamento. Aqui, assim como no preço, recomendamos que tenha uma margem para negociação. Não comece já com tudo fechado, não é interessante ser irredutível. Isso não é característica de vendedores, e você está vendendo o seu serviço.
Encerre com um agradecimento
Tão importante como iniciar uma proposta com a saudação é encerrá-la com um agradecimento. Você pode fazer isso da mesma maneira educada de antes, agradecendo pela atenção e oportunidade estendidas a você.
Coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas por seus meios de contato e, preferencialmente, deixe sua assinatura após o cumprimento final, que costuma ser “atenciosamente”.
Preparado para enviar suas propostas? Inicie seu planejamento agora!