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Qualquer freelancer sabe que mudanças no trabalho que já foi feito é uma enorme perda de tempo. Assim, diminuir a quantidade de alterações pedida pelos clientes não só é uma boa prática como também é uma necessidade que visa a produtividade.
Se as suas entregas sempre vêm com pedidos de alterações, chegou a hora de entender por que isso acontece. Você veio ao lugar certo para resolver esse problema!
Preparamos aqui seis dicas para evitar retrabalhos. Leia com atenção e ganhe mais tempo para outras tarefas ou até para o seu próprio lazer. Vem com a gente!
Prepare-se para o trabalho
Para o freelancer, o job começa antes mesmo de colocar a mão na massa. Escolher os projetos certos, que estejam em consonância com suas habilidades e experiência é um modo prático de reduzir as possibilidades de alterações depois da entrega do projeto.
A lógica é simples. Quando você entende do assunto, o trabalho fica muito mais simples e o resultado tem uma possibilidade muito maior de ser adequado ao que o cliente pretende.
Fique atento a pontos como o escopo, o prazo e o orçamento envolvidos com o projeto. Leia com atenção cada ponto da descrição. Se tudo estiver de acordo com o que você entende como ideal, vá em frente. Provavelmente o resultado vai ser excelente.
Pense com a cabeça do cliente
Lembre-se, você está trabalhando para alguém que tem as suas próprias expectativas. Entender como esse cliente pensa e o que ele espera do projeto evita retrabalhos após a entrega do job.
Se for preciso, peça uma reunião inicial para esclarecer os detalhes. Quanto mais informações você tiver no início do trabalho, melhor poderá atender às necessidades do cliente, minimizando as correções posteriores.
Defina um prazo realista
Qual é o freela que nunca viu uma possibilidade de job com um cronograma apertado e imaginou que dá para encarar?
Em alguns momentos pode até funcionar, mas o “é só passar uma madrugada acordado” pode ser um grande inimigo para uma entrega limpa, sem a necessidade de alterações. Isso acontece porque quando trabalhamos com prazos muito apertados, a possibilidade do trabalho não ficar perfeito é muito maior.
Pior ainda. Trabalho mal feito é péssimo para a construção da reputação do freelancer.
Por isso, defina prazos que levem em consideração o tempo necessário para a melhor realização do trabalho. Assim você terá a chance de entregar um produto final mais polido e alinhado com as expectativas do cliente.
Comunicação é a chave da boa entrega
Tem dúvidas? Pergunte! Não está claro? Esclareça!
Comunicar-se com o cliente antes de apresentar o resultado final do trabalho é uma forma certeira para evitar alterações depois da conclusão do job. Mantenha um canal aberto e transparente de comunicação com o cliente ao longo de todo o projeto.
Isso inclui atualizações regulares sobre o progresso, esclarecimento de dúvidas e a busca ativa por feedback. Quanto mais o cliente se sentir envolvido no processo e compreender o que está acontecendo, menos provável será que eles solicitem alterações surpreendentes no final.
Acerte todos os pontos
O projeto sempre começa com uma proposta, mas aqui tem uma pegadinha. Não é raro encontrarmos propostas vagas e que dão margem a um número excessivo de alterações no final.
Quando isso acontecer, deixe tudo às claras desde o início. O escopo do trabalho e os objetivos que devem ser atingidos precisam estar claros desde o primeiro momento.
Certifique-se por escrito quais são pontos que o projeto deve atingir. Em alguns casos, é possível até estabelecer um limite de alterações e quantia a ser cobrada caso esse número seja atingido.
Cobre-se por qualidade desde o início
Essa talvez seja a dica mais importante, não só por ser fundamental para evitar as alterações pedidas pelo cliente, mas também por ser crucial para o estabelecimento da reputação do freelancer.
Você, freela, precisa de uma atitude profissional em relação ao seu trabalho. Idealmente, ele precisa ser impecável!
Ao atingir esse nível na entrega, não há espaço para revisões por parte do cliente. A alta qualidade desde o início significa um trabalho revisado e polido, que atende todas as especificações e que atenda às expectativas.
Quando você entrega um trabalho de qualidade, há menos motivos para o cliente solicitar alterações significativas. E sobra mais tempo para você!