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Você pode até achar que leu errado o título deste artigo, mas não se engane! Às vezes, é recomendável demitir um cliente, mesmo correndo o risco de ficar sem aquela renda por algum tempo. Você sabe analisar quando isso é viável e como demitir um cliente da melhor forma?
Quando demitir um cliente?
Não é muito difícil descobrir quando é recomendável demitir um cliente. Se ele te dá muita dor de cabeça, provavelmente você ficará melhor sem ele! Mas vamos a três formas bem fáceis de saber quando é melhor ficar sem esse cliente:
- ele consome seu tempo e energia demais;
- é extremamente controlador;
- a comunicação entre vocês é dificultosa;
- ele demora a pagar pelo serviço, ou somente o faz depois de muita cobrança;
- gera baixa rentabilidade ou não gera receita recorrente;
- faltou o respeito com você.
Primeiro, tente um bate-papo franco
Nem sempre é necessário demitir um cliente, mesmo ele agindo de uma das formas mencionadas. Às vezes, para ele está tudo bem, ele não percebeu que suas atitudes não estão te agradando, e um bate-papo com franqueza pode funcionar para a parceria voltar a dar certo.
Porém, se você já tentou conversar com o cliente e não resolveu, ou se percebeu que realmente não há mais como continuar com o vínculo, leia o próximo tópico.
Como demitir um cliente da melhor forma?
Você chegou à conclusão de que não vale mais a pena trabalhar para aquele cliente, mas é claro que não deseja encerrar o vínculo profissional entre vocês de forma não respeitosa. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, não é mesmo? Como fazer isso amigavelmente?
Como citamos acima, você deve fazer a demissão do cliente da melhor forma, sempre prezando pelos bons relacionamentos. Converse com ele de forma honesta, transparente e praticando a empatia, agindo como você quer que te tratem.
Você já foi demitido de algum emprego? Já teve o vínculo rompido com alguém, seja pessoal ou profissional? A resposta provavelmente é sim, e você com certeza desejou que os motivos para a demissão ou rompimento do vínculo fossem ditos de verdade, certo?
É assim que você vai agir, apontando todos os pontos pelos quais não deseja mais trabalhar para aquele cliente. Ser verdadeiro sempre é a melhor solução!
Porém, como citamos, você deve fazer isso de forma amigável e, se possível, apresentando soluções ao cliente. Por exemplo: apresentando um mês de “aviso prévio” ou indicando pessoas que podem realizar o serviço, que têm afinidade com o perfil do cliente e que estejam precisando de serviço. Deixe claro que você não quer prejudicar o cliente!
Quanto mais cedo, melhor!
Se você está pensando em demitir um cliente, recomendamos que aja o quanto antes para o desfecho do problema, seja a conversa franca ou a demissão propriamente dita. Quanto mais cedo você resolver isso, melhor, porque ninguém merece trabalhar para alguém que dá dor de cabeça.
Sabemos que nem sempre é fácil conseguir jobs, mas é preciso avaliar também sua saúde mental e o que está perturbando o seu dia a dia profissional. Pense no seu bem-estar!