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Você conhece o seu cliente? Sabe para quem você quer produzir conteúdo, a quem divulgar seus produtos e serviços, quem é a pessoa para quem você deseja prestar serviço? O perfil ideal de cliente é o nosso tema de hoje, acompanhe para conhecer as informações.
O que é o perfil de cliente ideal?
Para quem você gosta de trabalhar? Você sabe responder a essa pergunta agora? Em caso afirmativo, você já sabe quem é o seu perfil de cliente ideal. Se ainda não sabe ou tem dúvidas, não se preocupe, é sobre isso que falaremos hoje.
Definir o seu cliente ideal é importante porque assim você saberá para quem trabalhar, mas, muito importante também, para quem não trabalhar. Pode não ser muito fácil fazer essa definição, mas nós estamos aqui para ajudá-lo!
Como definir o perfil ideal de cliente?
Imagine uma pessoa do seu círculo de convivência. Agora, descreva-a em detalhes. É isso o que você vai fazer para definir o seu perfil ideal de cliente, isto é, você vai descrever essa pessoa.
- Qual é a carreira profissional dela?
- Sua empresa é de que porte?
- Qual a localização geográfica desse seu cliente ideal?
- Qual é o orçamento anual dessa empresa?
- Quanto do orçamento anual poderá ser investido em prestação de serviços como a que você faz?
É importante também que você estude o seu cliente, que saiba seus interesses, comportamentos, que gatilhos podem influenciar a contratação, entre outros. Identifique as características principais e coloque-as em palavras-chave para sua empresa. São características das quais você não abre mão na hora de realizar o job!
Quanto mais descritivo você for, mais fácil será definir o perfil ideal de cliente. Seja específico para encontrar o que procura!
Os quatro tipos de clientes
Se for mais fácil, você também pode se basear nos quatro tipos de clientes pelas técnicas de vendas e psicologia. São eles:
- cliente pragmático: adepto ao tratamento formal e rápido. Vai direto ao ponto e se irrita com desvios e conversas sem necessidade;
- cliente analítico: faz todas as perguntas antes de se decidir, para ser feito um estudo em seguida. Gosta de ponderar todas as situações, e de ter números e informações ao máximo para tomar uma decisão;
- cliente afável: é mais emocional, gosta de relações interpessoais e confia no que foi dito, sem fazer muitas perguntas. Gosta de assuntos aleatórios no meio das negociações, porque o lado pessoal é importante para ele;
- cliente expressivo: é semelhante ao pragmático, contudo o expressivo é emoção também, enquanto o pragmático é razão. Ele gosta da rapidez nas negociações, mas não foca no estudo, e sim na informalidade, em si, em ser o centro das atenções. É expansivo e tem o freelancer como parceiro, não como um prestador de serviço.
O cliente ideal, quem é?
Não é fácil definir o cliente ideal, até porque isso é bastante pessoal. Para quais desses perfis você gostaria de trabalhar? Monte seu cliente ideal a partir de descrições personalizadas ou pelo estudo dos tipos de clientes. Depois, é aplicar suas estratégias!