Tempo de leitura: 2 minutos
A pergunta “como conseguir o primeiro cliente” é uma das principais para quem está pensando em entrar para o mundo freelancer. Liberdade, flexibilidade e autonomia são alguns dos atrativos desse estilo de trabalho, mas há um grande desafio logo de cara.
Se você está aí, encarando a tela do computador e se perguntando por onde começar, calma! Vamos descomplicar esse processo com dicas práticas com cinco dicas simples.
Você não está sozinho!!!
O mundo freela é sim bastante competitivo, afinal cada profissional está em busca dos melhores contratos, certo? Por outro lado, há sim empatia, solidariedade e tecnologia que ajuda bastante tanto freelas experientes quanto quem está em busca do primeiro cliente.
Conhecer grupos de discussão, bater papo com outros profissionais e se inscrever na 99Freelas são os primeiros passos ideias. Assim, o novo freelancer vai conhecer melhor o mundo no qual está entrando e vai ganhar um suporte tecnológico fundamental para essa fase inicial da nova carreira.
Construa um perfil irresistível
Não basta estar na 99Freelas, é preciso se destacar, e isso se dá por meio de um perfil impecável. A plataforma tem como objetivo aproximar freelancers de possíveis clientes. Enquanto possíveis contratantes expões os seus projetos, o freela precisa de uma apresentação bacana. Quando ambos se encontram, o “match” acontece.
Imagine que seu perfil é sua vitrine. Ele é um meio para se destacar em meio a uma grande concorrência. Invista na organização das ideias, nas suas melhores expertises e mostre que você é um profissional que merece uma chance.
Projetos simples são um bom começo
Pode parecer lógico, mas essa é uma dica de ouro. Você não precisa começar esse jogo abraçando os maiores projetos do mundo. Começar com jobs menores é uma ótima forma de ganhar experiência, avaliações positivas e criar um portfólio atrativo.
Nessa fase inicial, é mais importante conquistar confiança do que faturar milhões. Busque na 99Freelas, projetos de um nível mais básico, mesmo que isso signifique um faturamento menor em um primeiro momento. Com o tempo, e com a experiência, os rendimentos naturalmente tendem a aumentar.
Capriche na proposta
Escolheu um projeto? Então agora é hora de ter calma. Uma boa pesquisada no potencial cliente, estudar projetos anteriores, conhecer a missão, a visão e valores desse contratante pode fazer milagres.
Leia o projeto com atenção e escreva uma proposta personalizada. Mostre que você entendeu o problema e o próprio cliente. Com isso é possível mostrar que você pode não apenas resolver um problema, mas também se tornar um parceiro com o passar do tempo.
Paciência é virtude
Conseguir o primeiro cliente pode levar tempo, e tudo bem. O importante é não desanimar. Aproveite esse período para continuar aprimorando seu perfil, aprendendo novas habilidades e ajustando suas propostas.
Conseguir o primeiro cliente como freelancer pode parecer um desafio gigante, mas com dedicação, estratégia e uma plataforma parceira como a 99Freelas, tudo fica mais fácil. Lembre-se de que o início é só uma parte da jornada. Cada cliente conquistado é uma oportunidade de crescimento e aprendizado.