Tempo de leitura: 5 minutos
Profissionais sem vínculo empregatício como nós, os freelancers, geralmente trabalham de casa, em home office. Sendo assim, não possuem contato presencial com o público, situação que pode comprometer a sua oferta de trabalho. Contudo, temos várias dicas para você captar clientes pela internet, basta continuar a ler o artigo para conhecê-las.
Mostre-se ao público
Você conhece bem aquele ditado que quem não é visto, não é lembrado? A premissa cairia por terra, teoricamente, para o freelancer, que na maioria das vezes não possui contato presencial com seu cliente. Mas há outras formas de ser visto, e você lançará mão delas para conseguir clientes.
Isto é, tenha um portfólio e o divulgue em seu site ou blog, e também nas redes sociais. Exiba seu trabalho nas plataformas digitais e torne fácil a sua localização (não se esqueça de informar dados de contato) e se mantenha sempre em evidência.
Tenha uma imagem empreendedora
Freelancers podem ser considerados, erroneamente, como pessoas que não trabalham muito (ou não trabalham), por conta de sua flexibilidade de horários e por passarem várias horas ao computador, no conforto de suas casas. Para conquistar clientes, você precisará mostrar uma imagem empreendedora ao público, repleta de profissionalismo. Como?
Em seu portfólio e materiais digitais, sempre transmita confiança e capacidade no que você faz, se mostre autoridade no segmento. Inclua uma imagem profissional em seu conteúdo, e de preferência adicione depoimentos de outros clientes, com sua prévia autorização.
Seu material pode ser mais informal, como costumam ser as publicações online, mas deve refletir profissionalismo e uma mente empreendedora.
Defina uma margem de negociação
Você estudou, se preparou para a sua formação atual. Além do investimento em educação, você possui um escritório para manter, que mesmo em home office pode gerar custos elevados, e também tira do seu trabalho o sustento familiar. Sendo assim, precisa definir um valor para o seu serviço, que inclua a valorização pelo seu trabalho, a manutenção das despesas e o lucro.
Contudo, nem todos estarão dispostos a pagar o preço que você definiu, e sempre terá aquele cliente que fala que o outro freelancer cobra menos. É hora de você negociar!
Para que você possa fazer isso, recomendamos ter uma margem de negociação. Ou seja, sempre coloque um valor um pouco a mais, para que você possa baixar em caso de necessidade, ou então saiba até quanto você pode diminuir, sem prejuízo do seu serviço.
Seja flexível, mas sempre cumpra os prazos determinados
Assim como aquele cliente que quer pagar menos, você também poderá encontrar pessoas que aceitam o preço oferecido, mas que precisam do serviço entregue em menor tempo do que o proposto por você.
Digamos que você costume levar, com folga, uma semana para entregar um serviço, e o cliente deseja o trabalho pronto em quatro dias. Você deixará de atendê-lo por conta disso? A recusa poderá custar caro, pois provavelmente este indivíduo não entrará mais em contato no futuro, sem contar a possibilidade de um depoimento negativo.
Então, também sugerimos que você flexibilize o tempo de entrega do serviço, do mesmo modo que fez com o pagamento: colocando dias a mais para a devolução inicial do trabalho, ou avaliando até onde você pode trabalhar mais para entregar com prazo reduzido.
Contudo, jamais adie a entrega por não dar conta do trabalho. Você disse que daria, então cumpra o prazo, custe o que custar.
Aposte na criatividade para ganhar experiência
Nossas dicas anteriores são aplicáveis para todos os níveis de freelancers, mas a sugestão da vez é especial para profissionais iniciantes, que ainda não possuem muita experiência no seu portfólio e recomendações em plataformas específicas, como a 99Freelas: aposte na criatividade!
Por exemplo, que tal oferecer o seu trabalho de forma voluntária, em instituições da sua região? Independentemente da sua formação, sempre há alguém precisando de mão de obra barata (neste caso, gratuita) e de qualidade, para seus locais de atuação.
Você fará o trabalho de graça, mas em troca receberá uma recomendação em seu portfólio e materiais digitais. Além disso, quem visualizar o seu serviço naqueles locais, poderá solicitar trabalho a você futuramente, sem falar nos benefícios do trabalho voluntário.
Pense sua atuação como freelancer de coworking
Você trabalha de casa, em home office, portanto dificilmente sai do seu espaço de trabalho para encontrar clientes e colegas de profissão. Mas, você já pensou em atuar em um coworking, onde as áreas de trabalho são compartilhadas?
Se você possui disponibilidade, seja diária, mensal ou permanente, recomendamos a experiência de visitar um coworking. Lá, você conversará com outros freelancers, receberá dicas valiosas, poderá ajudar e ser ajudado, enfim, são muitos benefícios!
No coworking, também pode acontecer de você colaborar com alguém voluntariamente, como na sugestão acima, e receber aquela valiosa recomendação. Então, mesmo que não seja uma dica de captação de clientes pela internet, é uma sugestão interessante.