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Você acha que o seu portfólio poderia ser mais atrativo para os clientes? Sente que pode melhorar essa sua apresentação profissional, mas não sabe como? É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe para transformar o seu portfólio em um instrumento de captação de jobs!
Mantenha os seus trabalhos mais importantes
Algumas pessoas acreditam que o portfólio é uma organização de todos os seus trabalhos. Tudo bem se você não tem muita experiência, mas, se tiver, recomenda-se começar pelos mais importantes.
Isso porque muitos freelas preferem deixar os trabalhos mais recentes expostos no portfólio, porém não exibem os seus jobs mais importantes, que possuem mais relevância para o cliente. A regra, então, é optar pelos trabalhos mais relevantes, sejam os mais recentes ou não.
Insira títulos e descrições dos jobs
É óbvio que você precisa ser breve, mas recomendamos que os seus principais trabalhos sejam acompanhados de título e descrição.
Assim, o cliente vai conhecer um pouco mais sobre o seu serviço naquele job, vai saber em detalhes qual foi a sua participação naquele projeto. Seja bem específico para que a sua colaboração fique clara, mas em apenas algumas linhas. Menos é mais!
Categorize o seu portfólio
Uma das formas de você apresentar um portfólio extenso, com todos os seus trabalhos, é realizar uma categorização deles. Você pode dividir, por exemplo, em:
- trabalhos concluídos;
- trabalhos em andamento;
- principais trabalhos;
- trabalhos realizados em fotografia, em design, em redação e revisão, etc.
No último caso, é interessante se você atua em mais de um segmento, mas não quer criar um portfólio para cada um.
Fale um pouco sobre você
Agora vamos explorar algo que talvez você não ache importante, mas é e muito! O seu portfólio tem informações sobre você?
Muitos freelancers acham que o portfólio é somente a reunião de todos os seus trabalhos, ou os principais, mas não é bem assim. Isso porque o contratado será você, a pessoa que realizou os jobs, então o cliente também precisa saber um pouco sobre o profissional.
Sendo assim, você pode falar sobre o seu tempo de atuação no segmento, as suas especializações, os cursos desenvolvidos, até mesmo algumas informações sobre a sua vida pessoal (idade, estado civil, se possui filhos, onde mora, etc.).
Afinal, pessoas se conectam com pessoas. Então, sem exageros, foque sempre no profissional, mas esse é um ponto que você pode aprimorar.
Torne seu portfólio atraente
Para finalizar, torne o seu portfólio atraente para os clientes, visualmente. Isso quer dizer que você precisa inserir elementos que chamem a atenção das pessoas, para que elas tenham vontade de conhecer o seu portfólio.
Aqui você pode colocar imagens nas cores da sua identidade visual, pode colocar figuras chamativas e coloridas, dependendo do seu segmento de atuação. Enfim, deve chamar a atenção para que o conteúdo seja olhado.
Vale lembrar, claro, que o conteúdo deve coincidir com a expectativa destacada. Se você somente atrair com a capa, mas o conteúdo não estiver condizente com o que você prometeu, de nada adianta.
É hora de aprimorar o seu portfólio, com as nossas dicas!