Tempo de leitura: 4 minutos
Saber dizer não para um projeto é uma arte. Afinal, cada um de nós, freelancers, tem a sua expertise, suas preferências e, é lógico, se sai melhor quando um trabalho é mais adequado a essas habilidades. Mas, como analisar um projeto e entender se o job faz sentido para você?
Essa definitivamente não é uma questão existencial. Ela tem tudo a ver com resultados. Quanto mais o job fizer sentido para o freela, maiores as chances de uma entrega de excelência e de parcerias mais duradouras.
Se você tem dificuldades na hora de aceitar ou não um novo projeto, vamos lá! Conheça as nossas dicas!!!
Sua experiência faz sentido para o job?
Já pensou ser um redator freelancer e ser convidado para escrever um blog sobre a vida freela pela melhor plataforma para esse público. Deu para entender como eu, o redator, não pensei duas vezes quando recebi a proposta da 99Freelas?
Você, freela, que está por aqui, também tem as experiências, habilidades e expectativas. Quando elas fazem sentido dentro de um determinado job, é um bom sinal que você deve aceitar o projeto.
Você conhece os detalhes do projeto?
Recebeu uma proposta? É hora de ler atentamente a descrição do projeto. Parece óbvio, mas não é pequeno o número de freelancers que pulam essa etapa crucial. Se os detalhes não estiverem claros, vale conversar de forma franca com o cliente.
E se ainda assim restarem grandes dúvidas, isso não é um bom sinal. Um projeto perfeito é aquele que deixa claro o que se espera de você e quais são os objetivos a serem atingidos.
Seu conhecimento é adequado para a realização do job?
Aceitar um projeto sem ter o conhecimento necessário para a realização do trabalho definitivamente é uma má ideia. Tudo bem, um dinheiro extra pode entrar, mas lembre-se de que, nesse caso, os resultados podem ficar aquém do esperado.
O maior patrimônio do freela é a sua reputação e entregas com qualidade baixa certamente não vão ajudar no crescimento dela. Se o seu tempo está mais livre, em vez de pegar projetos que não fazem sentido, o melhor é usá-lo para a organização financeira, para o marketing pessoal ou para buscar novos conhecimentos.
O orçamento e o prazo são adequados?
Por falar no tempo, essa é mais uma questão que deve ser sempre levada em conta. Busque trabalhar sempre com prazos realistas, suficientes para que a entrega seja feita dentro de um cronograma que faça sentido.
Sair correndo e passar a madrugada em claro para cumprir um prazo não é bom nem para a qualidade do trabalho e nem para a saúde.
E, é claro, avalie se o orçamento do projeto está de acordo com o valor que você acredita ser justo pelo seu trabalho. Você pode até abrir exceções e cobrar um pouco menos para se apresentar para um cliente, mas deixe claro para ele as suas intenções. Contudo, em geral, se o cliente está pagando muito pouco, pode ser melhor passar para o próximo.
O que você sabe sobre o cliente?
Uma das coisas mais bacanas na 99Freelas é que essa é uma plataforma democrática, que busca o bem tanto de clientes quanto o dos profissionais freelancers. Por isso, assim como os freelas, os clientes também são avaliados.
Você, freela, pode ver o perfil do cliente, avaliações de outros freelancers e o histórico de projetos. Clientes bem avaliados e com um bom histórico de pagamento são um ótimo sinal.
Por outro lado, se o cliente tem muitas avaliações negativas ou reclamações sobre pagamento, é melhor pensar duas vezes antes de se candidatar. Não queremos surpresas desagradáveis, certo?
O seu instinto está afiado?
Por fim, seu instinto é um dos seus melhores aliados. Você se sente empolgado com o projeto? A proposta te parece justa e o cliente confiável? Vá em frente! Por outro lado, se algo não parece estar certo, provavelmente não está.
Tome cuidado com propostas que parecem boas demais para ser verdade. Muitas vezes elas podem sim ser grandes oportunidades, mas é bom tomar cuidado. Investigue, converse, e só entre no projeto se você tiver segurança para aceitar a proposta.