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Saber definir o quanto vale o seu trabalho é fundamental para qualquer freelancer. Contudo, temos que reconhecer que isso não é fácil. De qualquer maneira, uma hora ou outra é preciso analisar se é o momento certo de aumentar o valor do seu serviço.
Como sabemos, a concorrência é grande, e aumentar o preço para o seu cliente gera insegurança. Afinal, outros freelas podem estar oferecendo um serviço similar por um preço que possa ser mais atrativo para o contratante.
Então será que chegou a hora? Quais são os pontos que você precisa colocar na balança antes de sugerir o novo preço? Como mostrar ao cliente que essa repreficação é necessária?
Bom, estamos aqui para ajudar! Então vejas as dicas, engula a insegurança e bora trabalhar!
– Estude o mercado
Um produto ou um serviço vale o quanto as pessoas estão dispostas a pagar. Então, aumentar um preço apenas para ganhar mais não é uma opção.
Antes de decidir por mudar o valor do seu serviço, avalie a demanda atual e a concorrência. O mercado vai lhe dizer se o novo preço é viável ou não.
Outro ponto importante é se você está oferecendo um diferencial que justifique um aumento de valor. Se existe uma procura consistente pelo serviço que você presta, e se os clientes estão dispostos a pagar um preço mais alto, vá em frente!
2 – Analise os custos e a margem de lucro
Qualquer precificação depende de uma análise detalhada dos custos envolvidos na prestação do serviço. Afinal, não dá para pagar para fazer um serviço, certo?
Planilhe todos os gastos, considere custos diretos e indiretos. Nessa hora, cada item tem que estar na planilha: mão de obra, materiais, aluguel, marketing, deslocamentos e despesas operacionais.
Não se esqueça de que a sua margem de lucro também entra nessa equação e até mesmo itens como um “fundo para as férias” devem entrar na conta. Lembre-se, freelas também precisam descansar. Isso é bom inclusive para manter a produtividade no dia a dia.
3 – Venda a experiência
Você certamente já consumiu um produto diferenciado. Sabe aquele café que tem uma qualidade muito acima da média? Uma refeição que seja inesquecível? Isso se trata de oferecer mais do que um produto ou serviço, é vender a experiência.
Considere que o seu serviço também é uma experiência. A percepção que o cliente tem do seu serviço também tem um valor.
Faça pesquisas, inclusive após a entrega. Esse remarketing vai apontar o grau de satisfação com o trabalho que você ofereceu e apontar se é hora ou não de aumentar os preços ou de fazer melhorias na maneira como você atua.
4- O mundo gira, e você também!
Tudo muda. O freela pode, por exemplo, cobrar um valor para em uma área na qual tem pouco conhecimento. Um tempo depois, após muita pesquisa, entregas de qualidade e um ganho de conhecimento, é natural que esse valor seja revisto.
Caso você tenha grande conhecimento em um assunto ou ofereça um diferencial, é a hora de propor o novo preço. O tempo que você está no mercado e a reputação que construiu são pontos a se considerar.
Analisar se é o momento certo de aumentar o valor do seu serviço envolve autoconhecimento. Se você tem diferenciais, a hora de aumentar os preços pode ser agora.
Mas atenção! Se você ainda é novo no mercado ou enfrenta problemas de reputação, pode ser mais prudente esperar um pouco. Nesse caso, a melhor estratégia pode ser construir (ou reconstruir) uma base sólida de clientes e melhorar o serviço prestado antes de aumentar o valor.