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Se você já trabalhou por meio de nossa plataforma, sabe a resposta para a pergunta do título. Porém, pode ser que você seja iniciante no 99Freelas, ou que realize jobs também em outros canais de comunicação. Sendo assim, recomendamos ler o artigo a seguir para responder: como analisar os resultados dos seus jobs?
Por meio das avaliações dos clientes
Se você trabalha pela plataforma para freelancers 99Freelas, sabe que é solicitada uma avaliação a ambas as partes do projeto após a sua conclusão. Assim você avalia o cliente em determinados quesitos, para que outros freelas possam conhecer o modo de atuação dele, e recebe a avaliação do cliente também em fatores estabelecidos anteriormente.
Dessa forma, você não precisa solicitar a avaliação ao cliente para saber o que ele achou do seu trabalho, e ainda recebe comentários sobre o job. A avaliação dele ficará visível no seu perfil, tanto as estrelas quanto o comentário, e você entrará em um ranking de freelancers na plataforma.
E nem é preciso dizer que quanto mais elevada a sua posição no ranking, mais boas avaliações você recebeu por seus jobs, não é mesmo?
Solicite avaliações aos clientes
Porém, pode ser que você também atue por meio de outras plataformas que não disponibilizam a ferramenta de avaliação, ou por outros canais de comunicação, até mesmo por indicações. Sendo assim, como analisar o resultado do seu job?
Em primeiro lugar, o cliente certamente fará uma reclamação se ele não se agradar de algo, certo? Porém, você poderá solicitar avaliações para inseri-las no seu portfólio ou perfil de redes sociais, pelo preenchimento de pontos específicos.
Por exemplo, você pode pedir ao cliente uma avaliação geral do seu trabalho, sem critérios determinados. Ou então você cria um formulário específico, com os quesitos para completar, e você o anexa no e-mail de entrega do job.
Requisite uma reunião de feedback
Outra forma de analisar os resultados do seu job é requisitar ao cliente uma reunião de feedback. Afinal, é uma excelente forma de ambos saberem como foi um trabalhar com o outro, e que pontos podem ser melhorados em outros trabalhos, juntos ou não.
Seja sempre gentil e cordial, mesmo que haja insatisfações da sua parte. Respeito acima de tudo, por mais contrária que tenha sido a sua experiência de trabalho. Seja profissional.
Tenha mente aberta para receber críticas
Uma crítica é uma avaliação sobre o seu trabalho, e ela pode ser negativa ou positiva. Contudo, você precisa ter em mente que toda crítica é construtiva, por pior que ela possa parecer. Afinal, uma negativa mostra em que você errou, sendo assim, você já sabe no que pode melhorar para receber críticas positivas.
Mais uma vez, seja sempre gentil e cordial, mesmo que receba reclamações por parte do cliente. Nem todos retornam com feedback, dessa forma, você não sabe no que errou e não consegue melhorar, persistindo no erro por ignorância.
Se o cliente dedicou seu precioso tempo para avaliar você, o agradeça. Faça isso com todos, sempre com humildade. É assim que se constrói uma carreira melhor!