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Nas negociações do seu job, pode acontecer de o cliente pedir um desconto sobre o preço que você informou para realizar o serviço. E agora, o que dizer? É uma situação delicada, que pode até mesmo fazer você perder o trabalho, então leia para descobrir a forma adequada de agir.
O desconto é situação comum de negociação
Primeiramente, recomendamos que você não fique chateado ou irritado com o cliente que pedir um desconto durante a negociação do seu job. Essa é uma prática comum em negociações, esse “choro” acontece o tempo todo. Aliás, atire a primeira pedra quem nunca o pediu!
Se estamos na situação de comprador, gostamos quando recebemos um desconto ou um brinde, não é? Então, por que se irritar quando o contrário acontece? Todo mundo tem o intuito de sair ganhando em negociações, mas ninguém pode sair perdendo.
Foque no valor, e não no preço
Mas, antes de sair diminuindo os seus recebimentos com determinado job, procure descobrir se a pessoa não é daquelas que costumam pechinchar o tempo todo, por hábito. Elas existem aos montes!
Com essas pessoas, uma estratégia interessante é focar no valor, e não no preço. Por exemplo, falar dos benefícios atrelados ao seu serviço, que tornam você a pessoa ideal para executar aquele job, por esses e aqueles motivos.
Fale da sua experiência, dos cursos que você fez, das recomendações que recebeu, enfim, dos diferenciais que você possui frente a outros profissionais. Mostre referências, amostras de trabalhos realizados, depoimentos, tudo o que comprovar que vale a pena contratar você.
Clientes “chorões” nem sempre estão atrás de descontos, mas de vantagens. Dessa forma, seus diferenciais podem se mostrar mais valiosos do que preços mais baixos, se eles perceberem o benefício extremamente atrativo.
Ofereça um bônus ao cliente
Essa vantagem também pode ser oferecida como um bônus ao cliente. Por exemplo, algo a mais que gere relevância para ele, mas que não traga prejuízo a você: material digital grátis, consultoria gratuita, ajustes sem custo, indicações de serviços casados, etc.
Desse modo, você está propondo soluções em troca dos descontos, e elas podem garantir a aceitação do seu serviço pelo preço divulgado na primeira conversa.
Tenha uma margem para negociações
Leia novamente a última frase do primeiro tópico: todo mundo tem o intuito de sair ganhando em negociações, mas ninguém pode sair perdendo.
Se o cliente pedir desconto, avalie se você pode ou não fazer isso. Muitos freelancers, para não perder o cliente, acabam diminuindo a oferta para obter o trabalho. Acontece que isso pode prejudicar o seu rendimento e gerar prejuízo!
Então, recomendamos que você tenha uma margem de preço para negociações. Assim, você sabe até quanto pode baixar para agradar o cliente, sem ter prejuízo. Se ele não pedir desconto, você ganhou a mais. Se ele pedir, você o deixou feliz e não saiu perdendo.
Desconto pode vir, mas no final
Enfim, como você deve ter percebido, a sugestão do desconto em si veio como última dica, para você não perder o cliente (se valer a pena trabalhar para ele). Valorize o que você conquistou!