Tempo de leitura: 4 minutos
Ser freelancer é poder trabalhar de casa ou de onde estiver, fazer seu próprio horário, escolher os clientes e ter autonomia no seu próprio negócio. Mas também é mais do que isso e existem coisas que todos os freelancers iniciantes deveriam fazer, mas nem sempre têm a orientação necessária.
Afinal, por mais moderno que seja, todo trabalho tem suas armadilhas e não tomar alguns cuidados pode reduzir os ganhos ou até causar uma decepção com esse mercado e, como resultado, a desistência do projeto profissional.
A 99Freelas está ao seu lado nessa trajetória e preparou esse conteúdo com cinco dicas sobre os passos iniciais da vida de freela. Veja se é você nessa nova vida de freelancer e prepare-se para fazer bonito!
1 – Você é um apaixonado
Não tem como mentir: os primeiros passos da vida profissional de um freelancer têm lá os seus percalços. Encontrar os primeiros clientes, fechar os jobs iniciais, entender como se organizar e precificar o trabalho são algumas das “pedras” que encontramos pelo caminho.
A dica então é usar os seus conhecimentos já adquiridos. Identifique um nicho no qual você é um apaixonado para atacar e vá em frente.
Em vez de tentar ser um “faz-tudo”, concentre-se em uma área específica em que você tenha paixão e habilidades. Quando trabalhamos com o que temos paixão, o dia-a-dia fica bem mais gostoso e o resultado tende a ser bem melhor.
2 – Você é um produto
Isso mesmo, é preciso saber se vender para colher melhores resultados. Isso se dá a partir de presença online. O primeiro passo é criar um perfil na 99Freelas, uma plataforma que liga o profissional freelancer que oferece serviços a potenciais contratantes. Capriche nesse perfil!
Além disso, você pode ter um site, seu próprio blog, usar as redes sociais para mostrar trabalhos realizados, compartilhar conquistas e interagir com potenciais clientes.
Perfis bem construídos e atualizados causam boa impressão. Acredita: potenciais clientes vão pesquisar sobre quem é você, e oferecer boas respostas a eles é uma vantagem competitiva.
3 – Você é uma empresa
Em uma empresa há diversos departamentos. Produção, financeiro, comercial, recursos humanos, e outros. Se você é freela, você é um pouco de todos eles. Isso exige organização e planejamento.
A gestão financeira, por exemplo, é fundamental para o sucesso. É uma boa ideia ter uma conta para os entradas e saídas de recursos da vida profissional separada da conta pessoal. Ter seu próprio CNPJ também pode render bons frutos.
Cuide para que a produção (a realização e a entrega dos jobs) esteja bem planejada, que haja um trabalho de auto-exposição (marketing) em constante desenvolvimento e que a busca por novos clientes (comercial) esteja sempre aquecida.
Ah! E não se esqueça de estabelecer horários de trabalho e de descanso, inclusive com o planejamento de férias anuais. Do jeitinho que um departamento de RH competente sempre preza.
4 – Você é um negociador
Outra faceta de um bom freela é aprender a negociar e precificar os serviços. E para isso não se esqueça de aprimorar as suas habilidades de comunicação.
Esteja preparado para discutir termos de um projeto, como prazos, escopo de trabalho e pagamento. Faça acordos sempre por escrito para que não restem dúvidas sobre os termos no futuro.
Pesquise os preços do mercado em sua área de especialização e defina orçamentos justos para cada tipo de trabalho que você vai realizar. Os preços devem refletir habilidades e experiência que você já carrega previamente.
Começar com preços mais convidativos pode ser uma boa ideia, já que é preciso conquistar uma cartela de clientes. Aos poucos, com mais experiência e uma reputação consolidada, é possível aumentar os preços.
5 – Você está em constante evolução
A soberba é inimiga do freelancer. Devemos sempre ter em mente que ainda temos muito a aprender e buscar constantemente novos conhecimentos. O aprendizado contínuo é essencial para se manter relevante como freelancer.
Assim, invista parte do seu tempo para aprimorar habilidades, acompanhar tendências em sua área e buscar novas informações.
Cursos, workshops, conferências, e a leitura de livros e artigos relacionados ao seu campo ajudam no crescimento profissional. Quanto mais você se aprimorar, mais valor terá a oferecer aos clientes e mais oportunidades poderá conquistar.