Tempo de leitura: 3 minutos
Você está satisfeito com os rendimentos obtidos por sua atividade freelancer? Gostaria de receber mais propostas, ter mais avaliações positivas e aumentar o valor recebido ao final do mês? Confira cinco hábitos que o freelancer não deve ter e deixe de os praticar a partir de agora, se são ocorrência em sua rotina.
Assumir mais projetos do que a disponibilidade de tempo
Para receber mais dinheiro, é comum que freelancers se candidatem em todas as propostas existentes na plataforma. Contudo, é um risco que correm, porque podem conseguir mais trabalho do que seu tempo disponível para concluí-las.
Assim, além de prejudicar o seu descanso necessário, pois será necessário trabalhar horas a mais, abrangendo o período de descanso e lazer, a qualidade do trabalho poderá ser comprometida. Sendo assim, antes de se candidatar em uma proposta, veja quanto tempo disponível você tem, dentro do seu expediente.
Não fornecer atualizações regulares ao cliente
Digamos que você fechou com o cliente para produzir quinze textos, entregando-os ao final de trinta dias. Se for o primeiro negócio entre vocês, é comum que o cliente fique inseguro sobre a conclusão do trabalho. Por esse motivo, a comunicação entre cliente e freelancer é fundamental.
Recomendamos que você envie e-mail regularmente, informando sobre o andamento do serviço, talvez até entregando o trabalho parcialmente. É uma forma de tranquilizar o cliente e mostrar profissionalismo.
Não conhecer, ou conhecer pouco, o seu cliente ou a empresa dele
Suponha que você foi contratado para realizar um serviço na área de redação de artigos para blog, no segmento de alimentação. Para realizar um bom trabalho, é importante conhecer mais sobre o cliente ou a empresa dele.
Afinal, quanto mais informações você tiver, poderá realizar um trabalho com mais qualidade, mais completo. Portanto, peça informações a ele, como site, blog, redes sociais, até mesmo um breve resumo das atividades e atuações da empresa. No momento, você é um funcionário dele.
Enviar propostas padrões
Ao candidatar-se em propostas na nossa plataforma, você envia o mesmo texto a todos os clientes? Se faz isso, é um erro grave, um hábito que o freelancer não deve ter. Isso porque o cliente não gosta de receber uma proposta copiada e colada de outra, algo que demonstra falta de profissionalismo.
Mostre que você se interessou no projeto, fazendo uma proposta personaliza a ele. Indique sua determinação e os motivos para contratar o seu trabalho.
Não ser educado com o cliente
Seus clientes podem, por vezes, realizar uma proposta que não compensa o seu trabalho. Por exemplo, fazer uma contraproposta com um valor muito abaixo do que você pratica diariamente em sua rotina freelancer.
É algo que fere a sua política de trabalho e que pode comprometer os seus rendimentos. Contudo, a sua resposta não pode ser rude ou desrespeitosa, porque isso pode prejudicar a sua reputação e gerar perda de projetos futuros, pelo comprometimento de indicações. Às vezes, você e o cliente não fecham agora, mas podem fechar mais tarde, ou ele pode indicar o seu trabalho a colegas.
Se você deixar de ter esses cinco hábitos, os seus rendimentos como freelancer podem aumentar consideravelmente. É hora de mudar suas atitudes!