Tempo de leitura: 3 minutos
Sua carreira freelancer está crescendo? Novos clientes aparecendo e mais jobs pintaram? Você já é um vencedor, mas novos desafios seguem aparecendo. É como se uma temporada da sua vida freela estivesse perto do fim, e outra apenas no início.
Para seguir bem no jogo, pode ser que a hora de criar uma equipe tenha chegado. Quando isso acontece, pode ser preciso tirar um pouco a mão da massa, adotar um olhar mais estratégico e começar a delegar tarefas.
Identificar esse momento é uma necessidade para o freelancer que busca ser um campeão. Se você chegou nesse estágio, é hora de conhecer algumas dicas para não errar e manter o crescimento constante, tanto em faturamento como em crescimento profissional.
É claro que mais uma vez a 99Freelas está ao seu lado nessa jornada. Então se liga nas dicas e vamos em frente!!!
O apito inicial
Se você é um freela experiente, deve se lembrar que há algum tempo, quando ainda era um novato, havia um tempo de insegurança e de estruturação dos trabalhos. Passada essa fase, com profissionalismo e excelentes entregas, o crescimento é natural.
Em algum momento da jornada você deve ter mais jobs do que tempo para executá-los. É aí que uma mão extra se faz necessária. O jogo mudou e você precisa reconhecer isso.
Entre em contato com outros profissionais que possam ajudar nas próximas entregas. Ao mesmo tempo, continue a captação por novos clientes (a 99Freelas segue sendo sua parceira nessa nova fase).
Com o tempo, e uma ajuda da plataforma certa, você pode se dedicar exclusivamente ao gerenciamento dos projetos, delegando tarefas para outros freelas.
Time forte ganha campeonato
No esporte não tem segredo: quem quer ser campeão tem que montar um time forte. Cada jogador tem que ter as técnicas corretas e, na hora do jogo, entregar o melhor resultado possível.
A vida freela segue a mesma lógica. Ter ao seu lado profissionais que entendam do jogo é fundamental. Quanto mais qualidade houver na sua equipe, maiores serão as chances de sucesso na nova empreitada.
Técnico bom é cercado de conhecimentos
Por mais que você conheça da área de trabalho, o gerenciamento de uma equipe é outro papo. Por isso, considere usar uma parte do seu tempo para se preparar melhor para uma nova função.
O bom gestor é aquele que tem uma visão geral ampla do negócio. Além da produção em si, que vai garantir boas entregas, a gestão precisa compreender outras áreas como vendas (captação de clientes), marketing, financeiro, recursos humanos, etc.
Há inúmeros cursos na internet, alguns deles gratuitos. Você não precisa nem sair de casa e nem colocar a mão no bolso para aperfeiçoar novas habilidades. Aproveite cada oportunidade.
Extraia o máximo de cada player
Delegar tarefas é como passar o bastão em uma corrida de revezamento. Confie em sua equipe, distribua responsabilidades e evite a sobrecarga de trabalho. Afinal, ninguém quer afundar por excesso de esforço.
Verifique as habilidades de cada um dos seus colaboradores e em quais tipos de tarefa cada um apresenta melhores resultados. Esse é um quebra-cabeça difícil, mas necessário.
Use ferramentas de comunicação, deixando um diálogo sempre aberto com a equipe. Saber ouvir também garante que todos estejam na mesma sintonia.
Equilíbrio é (sempre) a chave do time campeão
As cobranças são necessárias, afinal cabe ao chefe da equipe (que no caso é você) o resultado final do trabalho de todos. Buscamos sempre a excelência e orientar a equipe nesse sentido é sua função.
No entanto, não se esqueça de celebrar os resultados junto a todos. Reconhecimento e gratidão fortalecem os laços. O time campeão sofre junto quando o resultado não é aquele esperado, mas também está unido na hora de levantar as taças.