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Você conseguiu precificar o seu serviço, algo que não é muito fácil, mas já pratica esse valor há algum tempo. Será que está na hora de fazer um reajuste? Quando saber o momento de aumentar seu preço? Fique tranquilo, basta continuar a leitura para conhecer a resposta!
É natural e faz parte
Provavelmente bate o receio na hora de aumentar o preço do seu serviço, não é mesmo? Porém, é algo natural e faz parte de todas as transações financeiras. Os produtos no supermercado sobem de preço, as contas de gás, energia, água, internet e telefone também não ficam estáticas.
Sendo assim, se você não aumentar seus preços de tempos em tempos, vai ficar defasado perante o mercado, já que outros freelancers vão aumentar, e você pode ter prejuízo porque vai pagar mais para manter o seu negócio funcionando.
Porém, como saber o momento de aumentar seu preço? Agora você vai aprender.
Teste aos poucos, devagar
Você precisa ir com calma no reajuste de preços, mas pode fazer isso de acordo com um critério que você pode definir. Por exemplo: a cada seis meses, na troca das estações do ano, uma vez ao ano, etc.
É importante observar que o reajuste deve vir com uma argumentação. Isso porque não é justo você aumentar o preço se não tem motivo para isso. A motivação pode ser o reajuste das tarifas para manutenção do seu home office, um curso que você fez e agregou ao seu currículo, uma especialização, etc. Aumentar por aumentar é arriscado.
Você pode perder clientes com o reajuste de preços? Com certeza, e provavelmente vai. Por isso que é recomendável reajustar aos poucos e devagar, para não assustar os clientes que você já tem e também para não sair da média do mercado.
Porém, da mesma forma que você pode perder clientes, você pode ganhar clientes. isso porque muitas pessoas, especialmente clientes novos, tendem a valorizar algo que é cobrado mais caro, já que geralmente o serviço de valor mais alto tem mais qualidade. Vai de você comprovar isso!
Reajuste de acordo com critérios
Você também pode fazer o reajuste de acordo com critérios, como:
- reajuste somente para alguns clientes, os novos, por exemplo;
- reajuste para determinados serviços dentro do seu catálogo, os que exigem mais de você;
- reajuste para contratação de serviço avulso, fora de um pacote.
Assim, você mantém o preço para fidelização e contratação de novos pacotes, e a dedicação a determinado serviço vai ser recompensada.
Não tenha medo de reajustar seu preço
Chegamos ao último tópico do nosso artigo. Você não encontrou a resposta certa para a pergunta do título, contudo não é possível determinar um período exato sem conhecer a fundo o seu negócio, o segmento, os preços praticados e os serviços oferecidos.
Porém, você recebeu uma dica preciosa: fazer testes. Você pode conversar com seus clientes atuais e tentar um reajuste de preço, ou então estabelecer um preço novo para os próximos clientes. A regra de ouro é ir devagar e ter uma motivação, se você seguir isso vai conseguir o que deseja!