Tempo de leitura: 2 minutos
Quando você for decretado o freelancer vencedor em um anúncio de prestação de serviços, deve apresentar a sua proposta. Você sabe o que não pode faltar para que ela seja a mais completa possível e que contenha todas as informações essenciais? Leia abaixo para descobrir.
Por que é importante apresentar uma proposta de prestação de serviços?
A maioria dos trabalhos realizados por freelancers são realizados de forma remota, isto é, o cliente e o profissional não se conhecem pessoalmente, tratam de todos os assuntos por meios eletrônicos de comunicação.
Sendo assim, é imprescindível ter uma proposta de prestação de serviços para formalizar todos os termos do trabalho, protegendo o contratante e o contratado contra quaisquer problemas que podem vir a acontecer.
Sem a proposta de prestação de serviços, não há garantias nem formas de cobrar judicialmente por situações ocorridas desde a contratação até o pagamento do job.
O que não pode faltar na sua proposta?
Primeiramente, providencie os materiais necessários. Você tem um papel timbrado para a elaboração do documento? É essencial que você tenha um, pois isso representa profissionalismo e seriedade.
Se você for apresentar uma proposta pessoalmente, providencie uma pasta para a entrega do documento ao cliente, de preferência com a logotipo da sua empresa, pelo mesmo motivo acima. Ao imprimir, verifique se tudo está legível, sem manchas ou borrões.
Para começar a fazer a sua proposta, você deve identificar o contratante e o contratado. Informe também o tipo de serviço a ser realizado pelo contratado, resumidamente. Se quiser, você pode apresentar brevemente a sua empresa, mas não é algo obrigatório, certo?
Em seguida, você deve proceder com os objetivos da prestação do serviço, isto é, os benefícios que o contratante alcançará com o seu trabalho. Fale dos resultados esperados, explique por que é válido o investimento.
Você também pode falar dos métodos utilizados para a realização do job, incluindo a quantidade de pessoas que o executarão e os equipamentos e dispositivos que serão manipulados durante o trabalho. Novamente, é opcional, mas pode ser interessante citar.
Agora, vamos ao escopo, ou seja, o detalhamento de todas as entregas e todos os recursos, para que fiquem claras as horas de trabalho, com as especificações dos profissionais envolvidos. Aqui, você não precisa detalhar hora por hora de trabalho, mas citar o total para a entrega do serviço, em horas, dias ou meses.
Se preferir, você pode substituir o escopo por um cronograma, aí sim detalhando os dias e horários para a execução do job. Se as entregas e os pagamentos ocorrerem de forma parcial, o cronograma é mais interessante do que o escopo, pois é bem detalhado e transparente.
Chegou a hora de informarmos os valores para o pagamento, sejam eles parciais ou totais. Se houver multa e/ou juras por conta de atraso, não esqueça de as especificar aqui, ok?
E, na hora de fechar seus negócios, não se esqueça de usar a 99Freelas, uma plataforma segura tanto para você quanto para o seu cliente.