Tempo de leitura: 3 minutos
O freelancer, muitas vezes, trabalha em home office, sem contato com pessoas da sua área. Contudo, todos nós sabemos da importância de criar relacionamentos, para todas as profissões. Diante disso, fica a pergunta: como fazer um networking eficiente pra o freelancer? Nós temos a resposta, leia para descobrir.
Por que fazer networking?
O freelancer costuma ser um profissional mais solitário, que gosta de ficar quieto no seu canto, por horas. Todavia, as relações são poderosas, nós precisamos de outras pessoas para o pessoal e o profissional, portanto é fundamental se relacionar, fazer networking.
Mas, se você é daqueles que já suam as mãos só de pensar em marcar uma reunião para falar do seu trabalho, tomar um café e entregar o seu cartão de visitas, tudo bem! Afinal, o networking não é apenas isso, principalmente em meio às tecnologias e à pandemia. Você pode, inclusive, participar de seminários e cursos on-line, sem sair de casa.
Com essa rede de relacionamentos, você pode encontrar potenciais clientes, possíveis parceiros de negócios, ampliar seus conhecimentos e receber dicas para estimular a sua criatividade no dia a dia profissional. Ficou interessado, mas não sabe como? Veja a seguir.
Como fazer um networking eficiente para o freelancer?
Como nós dissemos, está tudo bem você ser uma pessoa mais tímida, que prefere ficar em frente ao computador a encontrar pessoas presencialmente. Quem disse que networking precisa ser feito frente a frente, no estilo supervendedor de si e do seu trabalho?
Nós temos algumas dicas e, para facilitar a explanação, elas serão organizadas em tópicos. Vamos lá?
- use e abuse do LinkedIn, afinal, não é por acaso que essa é uma rede social profissional. Você pode pesquisar pessoas, solicitar convite para conexão, até mesmo enviar uma mensagem curtinha. Aproveite também para manter seu perfil o mais atualizado possível, para que as pessoas saibam que vale a pena se conectar com você;
- tenha um bom portfólio, ele é a vitrine do seu trabalho. Pelo portfólio, que também pode ser um site ou um blog, você mostrará tudo o que fez, o que está fazendo, tornando maiores as chances de conquistar clientes. Mostre sua capacidade e autoridade no segmento;
- trabalhe fora de casa um dia por semana, se possível, de preferência em um coworking ou cafeteria. Nas pausas, você pode encontrar pessoas (e ideias) incríveis. E você não precisa investir muito, somente se certifique de que o local possui boa conexão com a internet;
- participe, mesmo on-line, de eventos e feiras do segmento. Assim, você adquire e aprimora conhecimentos, mas também conhece pessoas que trabalham no mesmo que você. É uma das formas mais efetivas de o freelancer fazer networking;
Crie, mas mantenha relacionamentos
Porém, de nada adianta você conhecer pessoas, construir relacionamentos, se não fizer networking com essas pessoas. Você pode até ter o WhatsApp do presidente dos Estados Unidos, mas não vale de nada se ele não conhecer você.
Networking válido é quando as duas pessoas se conhecem de verdade, quando sabem quem a outra é, quando conversam com regularidade. Isso é networking eficiente, e você pode começar a prospectar agora!