Tempo de leitura: 3 minutos
Freelancers podem ter um contrato de prestação de serviços, para garantir que não haverá problemas na negociação, de ambas as partes. Você sabe como montar um contrato de freela completo? É a nossa dica de hoje, acompanhe.
Identificação das partes
Comece seu contrato informando o nome de ambas as partes da negociação, isto é, você e o cliente. Coloque os nomes completos, sem abreviação, CPF e RG ou CNPJ, os endereços e o que mais achar relevante.
Se forem representantes de uma empresa, deve-se informar os dados dela e também os da pessoa física, ok?
Descrição do trabalho
Aqui você deve detalhar o objeto da prestação de serviço, ou seja, o trabalho para o qual você foi contratado.
Informe tudo o mais detalhado possível, especificando todas as características do projeto. Não deixe nada subentendido!
Os direitos e deveres
Nesta parte do contrato você precisa inserir os direitos e deveres de cada parte. Por exemplo, se ficou combinado o fornecimento de algum benefício ou material para a produção do trabalho, como licença de programa de computador, etc.
Coloque também as formas de comunicação previamente estabelecidas e tudo o mais que achar importante e que se encaixa nesse quesito.
A determinação do prazo e dos pagamentos
Agora é a etapa em que você vai informar quando entregará o job, de que forma, e também como será feito o pagamento pelo serviço.
Se o montante for pago em parcelas, especifique os valores de cada uma e também as datas para o recebimento. Se for à vista, informe a data e o valor combinado.
O encerramento do contrato de prestação de serviços
Para finalizar, você também pode informar no contrato de prestação de serviços a sua validade, isto é, o prazo em que o contrato terá vigência.
Se você e o cliente preferirem, podem ajustar um contrato com validade maior, para que mais trabalhos sejam aplicados pelo mesmo contrato, ou um contrato para cada job, encerrando-se com o pagamento da última prestação.
É importante também que você informe quais situações podem gerar a quebra de contrato para ambas as partes, tá?
O último passo é a assinatura de ambos, ou então o envio de um aceite por forma previamente combinada.
Contrate pela 99Freelas
Porém, se você trabalhar pela plataforma 99Freelas, não precisará trabalhar com esse contrato de prestação de serviços. Isso porque nós garantimos o pagamento por parte do cliente, caso haja algum problema na negociação.
Nós somos intermediários em todo o processo, portanto não há risco de perdas financeiras para ambas as partes. Trabalhando conosco, você tem muito menos burocracia e mais praticidade!
Na 99Freelas você encontra muitas propostas de serviço todos os dias, nas mais variadas áreas. Após ser selecionado pelo cliente, você deve apenas aguardar que seja feito o pagamento por ele. Nós avisaremos quando isso acontecer, depois você já pode começar a trabalhar.
A nossa plataforma tem como objetivo facilitar a vida dos freelancers e dos seus clientes. Se você ainda não a conhece, não perca mais tempo, experimente!