Tempo de leitura: 3 minutos
Quando alguém contrata um trabalho a um freelancer, é esperado que seja feito algo exclusivo, sob medida para seus objetivos e necessidades, conforme o combinado. Porém, alguns freelas se sentem tentados a plagiar serviço, isto é, pegam parcialmente ou em totalidade o trabalho de outros e se apossam como serviço seu.
Isso é crime, você sabia? E o preço pode sair muito caro! Conheça a seguir os riscos e as ilegalidades do plágio.
Os tipos de plágio
Você sabe quando é considerado plágio do trabalho de outra pessoa? São três situações que podem considerar plágio, e você as confere abaixo:
- integral: quando há apropriação de todo o trabalho de outra pessoa, sem citação de autor;
- parcial: quando são citados trechos do trabalho de outra pessoa, como parágrafos, frases soltas, sem citação de autor;
- conceitual: quando não há apropriação propriamente dita do trabalho de outra pessoa, mas se toma suas ideias ou a essência do trabalho para a construção do seu, apenas com algumas mudanças em relação ao original, novamente sem citar a fonte.
Os riscos e as ilegalidades do plágio
Pode parecer tentador plagiar um trabalho, principalmente se você está com pouco tempo para a realização do job ou se ele será remunerado abaixo do que você gostaria. Porém, plágio é crime, é considerado como atividade ilegal, e você pode sofrer sérios riscos se fizer isso.
Desde 1998, temos a lei 9610, que existe para regular a atividade profissional de músicos, fotógrafos, escritores e artistas. Assim, toda a produção de uma pessoa é propriedade intelectual dela, e somente ela poderá fazer uso sem citação.
O plágio é crime, como citamos, e está previsto no artigo 184 do Código Penal. A consequência para quem plagiar? Pena de três meses a um ano, ou então o pagamento de uma multa. E a situação pode ser ainda pior se a pessoa tiver intuito de lucro direto ou indireto com o conteúdo plagiado: reclusão de dois a quatro anos e ainda o pagamento de multa.
Com o plágio, a sua reputação será detonada, pois hoje existem diversas formas rápidas e fáceis de consultar um trabalho na internet. E mais: você poderá ter o seu registro profissional cassado, assim não poderá mais exercer sua profissão.
E os riscos não param por aí: se o plágio for confirmado, ele constará nos antecedentes criminais da pessoa, o que pode prejudicar seriamente a sua carreira. Por exemplo: não poderá prestar concurso público, porque a conduta de plagiador não é condizente com a conduta esperada a um servidor público.
Diga não ao plágio!
Como você percebeu, os riscos de plagiar serviço são altos. Então, trabalhe sempre com ética, respeito e honestidade, valorizando o trabalho de outras pessoas, como você gostaria que valorizassem o seu. Você gostaria de ter o seu job plagiado?
Se você não puder executar um bom trabalho, seja por falta de tempo ou de estímulo financeiro, até mesmo por falta de conhecimento sobre o assunto, recomendamos que deixe de assumir o job. Certo?